As prefeituras da região seguem com os esforços para vacinar toda a população do ABC. Neste sábado (05/02), as sete cidades irão promover mutirões para imunização contra a covid-19 em crianças com idades entre 5 e 11 anos, bem como para atualização do esquema vacinal de todos os demais públicos-alvo da campanha (1ª e 2ª doses, doses de reforço e em atrasos). As ações estão alinhadas ao “Dia C”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em São Bernardo, a vacinação estará disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 17h, por livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento. Até esta quinta-feira (03), São Bernardo já aplicou mais de 36,7 mil doses em crianças de 5 a 11 anos, o que apresenta uma cobertura vacinal de 50%.
Para os moradores de Santo André, a vacinação para os pequenos de 5 a 11 anos estará disponível em 15 pontos da cidades, das 8h às 17h. É necessário realizar pré-cadastro no site Vacina Já e depois fazer agendamento no site da Prefeitura da cidade, que indicará data, local e horário da imunização.
Em Mauá, o foco da ação também serão os pequenos de 5 a 11 anos, mas os demais públicos-alvo também poderão atualizar o esquema vacinal. As doses para as crianças estarão disponíveis, das 9h às 16h, em cinco UBSs da cidade: Parque São Vicente, Flórida, São João, Zaíra 1 e Magini. Para facilitar, pais e responsáveis devem realizar o agendamento (não obrigatório) pelo site da Prefeitura (ao acessar a página principal, basta clicar no botão ‘Agendamento – Vacinação Contra a Covid’, disponível na parte superior e à direita do site).
Já em Diadema, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estarão abertas para vacinar o público infantil e os demais elegíveis, das 8h30 às 16h. Apenas a aplicação do reforço da vacina Janssen (para quem tomou a Dose Única do mesmo imunizante) está centralizada nas UBSs Eldorado, Paineiras, Serraria e Nogueira. Outras informações podem ser obtidas pelo site da Prefeitura.
Força-tarefa
Os esforços para agilizar a imunização pediátrica seguem em São Caetano. Três unidades de Saúde (UBS Dr. Ângelo Antenor Zambom, no bairro Boa Vista; UBS João Bonaparte, no bairro Santa Paula; e Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente, no bairro Santo Antônio) estarão abertas neste sábado (05), das 8h às 17h, exclusivamente para vacinar crianças de 6 a 11 anos em livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento.
As UBSs Nair Spina Benedicts, no bairro Oswaldo Cruz; e Amélia Locatelli, no bairro Santa Maria, também vacinarão crianças de 6 a 11 anos no sábado, mas somente com agendamento prévio. O mesmo vale o Centro Policlínico Gentil Rstom, na UBS Dolores Massei, na UBS Ivanhoé Esposito e no Centro de Especialidades Médicas, que imunizarão crianças com idades entre 5 e 11 anos, também já pré-agendadas.
O agendamento, aberto para todos os grupos da cidade, está disponível no site portais.
Em Ribeirão Píres, a imunização de todos os grupos será realizada, neste sábado, em todas as 10 UBS da cidade, bem como na sede da Secretaria de Educação (dentro do Complexo Ayrton Senna, na Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy), das 8h às 16h.
Para os moradores de Rio Grande da Serra, a vacinação das crianças de 5 a 11 anos será realizada na UBS Central, na Vila Arnoud, das 8h às 17h (com preenchimento das fichas de cadastro até às 16h). As demais UBSs da cidade, atenderão o público-alvo com idades a partir de 12 anos, para atualização do esquema vacinal (1ª e 2ª doses ou doses de reforço).
Em todas as cidades as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e carteirinha de vacinação. O público de 5 a 11 anos precisa com comorbidades comprovar a condição por meio de receituário, exames ou relatório médico, com a descrição do problema de saúde ou da deficiência.