Com a reforma do Ensino Médio, que deverá entrar em vigor em janeiro de 2022, conforme lei aprovada em 2017, muitas escolas querem aproveitar uma das principais mudanças – a criação dos itinerários formativos – para atrair e garantir a atenção dos estudantes.
Em Santo André, o Colégio Stocco inaugura no ano que vem o seu curso de Ensino Médio com propostas que permitem ao estudante escolher aquilo que mais lhe interessa na hora de aprender.
“Vamos oferecer caminhos distintos a serem trilhados de acordo com os projetos individuais, contribuindo para o plano de vida do jovem, sua autonomia e atuação no mercado de trabalho e na sociedade”, explica a professora mestra e diretora pedagógica Elaine Cobos.
Composta por 28 itinerários formativos, a estrutura do Stocco foi pensada com o propósito de produzir uma abordagem que coloca o estudante como protagonista no processo de aprendizagem. “São conteúdos que dialogam diretamente com as normas da Base Nacional Comum Curricular e, ao mesmo tempo, olham para o interesse permanente da juventude contemporânea”, diz Elaine.
Classificados pela escola como jornadas, os itinerários formativos, segundo os educadores, reúnem trilhas bastante convidativas.
Segredos da cozinha – Uma dessas trilhas leva o título de “Cruzeiros gastronômicos”, que explora áreas de conhecimento como Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e sociais aplicadas.
Navegando por disciplinas como matemática, química, física, biologia, história e tecnologia, o estudante poderá entender por que cozinhamos da forma que cozinhamos e compreender o motivo de nossa cozinha representar um grande laboratório, onde acontecem as mais variadas transformações.
Eficiência no esporte – Estudantes que curtem o esporte poderão optar por “Biomecânica: investigando a física no esporte”, percurso que mobiliza física, biologia, matemática e educação física para ajudar na compreensão sobre a influência da física na preparação esportiva.
“Usamos as modalidades esportivas como recursos para aprofundar e contextualizar o estudo da mecânica. A partir da fundamentação teórica da física, promove-se o envolvimento dos estudantes na prática esportiva e posterior análise dos dados coletados para aumentar o desempenho”, explica a professora Isabel Sacco, coordenadora do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e consultora do Stocco.
Muito mais que CSI – Tema recorrente em séries de TV, a jornada “Ciência forense e investigação criminal” propõe ao estudante desafios como discutir e refletir sobre a importância das técnicas forenses para resolução de crimes e outros problemas sociais, abordando possíveis soluções envolvendo de tecnologia a políticas públicas.
O itinerário vai movimentar áreas que incluem ciências, tecnologia, história, inglês, geografia e produção de texto. O propósito é despertar a curiosidade e a investigação científica por meio de técnicas forenses. Elas permitem que diversos conceitos da química orgânica, inorgânica e cinética química (área que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam) sejam trabalhados em laboratório.
Além de ensinar e fixar estes conteúdos, o itinerário terá grande repertório de discussões sobre análises químicas e o dia a dia da sociedade, como o funcionamento e a importância do bafômetro ou o papel dos testes para rastreio de drogas em aeroportos.
“É uma jornada em que o aluno passará por um processo de transformação para descobrir que a ciência forense vai muito além das séries de tevê”, compara a diretora Elaine Cobos.
Lançador de foguetes – Depois da chegada do homem à Lua e das missões dos ônibus espaciais, jamais falou-se tanto em foguetes como agora. É o resultado da era do turismo espacial.
Na jornada “Ciência dos foguetes”, desenvolvida em parceira com o Instituto Mauá de Tecnologia, o estudante poderá participar do desenvolvimento de uma plataforma para lançamento de foguetes à base de garrafas PET, com propulsão a água.
A fase final do projeto reserva a tarefa de fazer com que o foguete alcance seu alvo, localizado a 100m de distância. Embora possa parecer uma brincadeira, esse itinerário vai aplicar conceitos da física, do desenho técnico e do trabalho em equipe para viabilizar um projeto, simulando o desafio futuro de um engenheiro.