Câmara de São Caetano aprova mudança de regras para Fundação do ABC

Fundação Santo André terá indicado de São Bernardo caso cenário não seja alterado (Foto: Arquivo)

Por unanimidade, a Câmara de São Caetano aprovou nesta terça-feira (28/9), em duas sessões, o projeto de lei que autoriza a mudança de regras para a indicação do nome que presidirá a Fundação do ABC (FUABC). Com a decisão, um município que deve para a autarquia não poderá indicar o presidente. Decisão atinge diretamente Santo André que deve R$ 102 milhões para a entidade.

O vereador Jander Lira (DEM) tentou pedir vistas do projeto, afirmando que queria dar tempo para que os prefeitos debatessem o assunto. O democrata lembrou do racha político entre os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, e de São Bernardo, Orlando Morando (ambos do PSDB) e que tal fato poderia prejudicar a região, porém, a maioria dos vereadores derrubaram o pedido e na sequência aprovaram a proposta.

Newsletter RD

Desta forma, aquele que deve alguma coisa no repasse para a FUABC não poderá indicar o presidente. Assim, Santo André está impedido de indicar o nome para o biênio 2022 e 2023. Outra mudança aponta que o próximo município na sequência indica o novo mandatário, assim a indicação está nas mãos de São Bernardo.

A movimentação ocorre tanto em meio ao racha político entre os tucanos, algo que ficou ainda mais evidente com a divisão em relação ao futuro candidato a presidente (Paulo Serra apoia Eduardo Leite e Orlando Morando apoia João Doria), quanto em relação as mudanças realizadas na Faisa.

O Legislativo andreense aprovou recentemente a mudança na autarquia que deixa de ser a Fundação de Assistência à Infância de Santo André e passa a ser a Fundação de Assistência Integral à Saúde de Santo André, comandando 80% dos equipamentos municipais a partir de 2022, os demais (ligados ao Governo do Estado) seguem nas mãos da Fundação do ABC.

Tal projeto foi aprovado logo após Paulo Serra vê a rejeição interna na FUABC do nome de Almir Cicote (Avante) para o conselho curador. Tal fato desencadeou todos os problemas relacionados entre Santo André e os demais municípios por causa da Fundação. Oficialmente a cidade segue integrando a OSS.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes