ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Em pior momento no Corinthians, Luan contrata profissionais para reagir em campo

O meia-atacante Luan vive seu pior momento no Corinthians. Faz quatro jogos que não sai do banco de reservas. Ao mesmo tempo, também é o período em que está mais empenhado em dar a volta por cima na carreira. Além dos treinos junto ao elenco, ele contratou preparador físico, fisioterapeuta, endocrinologista e até uma cozinheira para tentar recuperar o futebol que o levou para a seleção brasileira tempos atrás.

Parte da torcida alvinegra já perdeu a esperança (e a paciência) com o jogador. Nos últimos jogos transmitido pela TV Globo, como forma de protesto, a Fiel elegeu Luan como o melhor atleta das partidas em que o próprio nem havia entrado em campo.

Newsletter RD

Luan e a diretoria nunca esconderam que a contratação era uma aposta e seria necessário paciência para adaptação. Uma aposta bem cara, é verdade, para um clube com dívida na casa do bilhão de reais. Em janeiro do ano passado, o Corinthians aproveitou que o meia-atacante havia perdido espaço no Grêmio e adquiriu 50% dos seus direitos por R$ 28,95 milhões – a informação consta no balanço financeiro do clube.

O valor investido era uma tentativa de recuperar aquele jogador que foi fundamental para a conquista da inédita medalha de ouro para a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e também líder do Grêmio na conquista da Copa Libertadores de 2017 – no ano seguinte, ele ainda recebeu do jornal El Pais o prêmio Rei da América, de melhor jogador do continente.

Mas os últimos anos foram complicados para o jogador dentro de campo. De titular absoluto no Grêmio foi para a reserva e acabou sendo negociado. No Corinthians, chegou como principal reforço e era para ser a principal referência ofensiva do time então comandado por Tiago Nunes. Mas não deu certo e ele também foi perdendo espaço. Vieram outros treinadores que também deram chances para Luan entre os titulares. Não rendeu com Dyego Coelho, Vagner Mancini e agora com Sylvinho. Foram 66 partidas disputadas pelo Corinthians até aqui e 11 gols. Neste ano, entrou em campo por 22 vezes e balançou as redes somente em quatro oportunidades. Nos últimos quatro jogos ficou na reserva.

As chances de Luan retomar a posição diminuíram também após as contratações de Giuliano e Renato Augusto. Jogadores experientes, como ele, e que precisarão de atletas mais jovens para atuar ao lado, especialmente no início, quando falta à nova dupla ritmo de jogo.

Mas o que poderia ser uma sequência de acontecimentos ruins, para Luan, pode ser uma oportunidade de reviravolta na carreira. O jogador sabe que com Renato Augusto e Giuliano a bola vai chegar melhor, terá mais opções para criar jogadas. Por isso ele pediu para conversar com o técnico Sylvinho. Contou sobre sua nova rotina, a dedicação redobrada aos treinos e à saúde. O trabalho à parte é diário e conta com ajuda de dois profissionais do Corinthians, o preparador físico Flavio de Oliveira e o fisioterapeuta Luciano Rosa. Os encontros com a endocrinologista Elaine Ferraz são semanais.

As decisões foram tomadas em conjunto com sua esposa, que também tem tentado ajudá-lo a retomar o melhor futebol. Os dois são evangélicos e frequentam a igreja Yah Church, com sede em diversos Estados do Brasil. Na atual fase, o jogador só tem concedido entrevistas para o pastor. Ele gravou recentemente um podcast para a igreja em que fala sobre essa sua tentativa de não desistir e tentar dar a volta por cima. O áudio da conversa deve ser publicado em setembro.

Uma coisa que entristece sua esposa, que Luan prefere não divulgar o nome para não a expor, é ver as pessoas confundirem o jeito do marido, que é mais tímido e reservado, com falta de vontade de melhorar.

Apesar do currículo vitorioso, Luan ainda é jovem, tem 28 anos, e espera com esse trabalho se adaptar melhor ao futebol moderno, de mais força física e velocidade. Ao longo da carreira, ele já demonstrou sua versatilidade. No próprio Corinthians, já atuou como meia armador, aberto pelas pontas, de centroavante e como segundo atacante. Os dirigentes dizem que o jogador não está à venda. Mas o fato é que Luan perdeu espaço com Sylvinho e não vem jogando em um time que ocupa apenas a parte intermediária da tabela de classificação no Campeonato Brasileiro e foi eliminado precocemente nos outros três torneios que disputou: Campeonato Paulista, Sul-Americana e Copa do Brasil.

Torcedor do Corinthians desde a infância em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, Luan comentou em sua apresentação que a chegada ao clube era a realização de um sonho. “Caiu muito bem em mim esse uniforme que eu já usava desde pequeno. Garanto que raça e dedicação não vão faltar.”

O contrato dele com o clube vai até o fim de 2023. Luan tem aí pouco mais de um ano para tentar fazer com que esse sonho termine com um final feliz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes