Senac e Etec apostam nos cursos técnicos para atender novas demandas

Etec Lauro Gomes registrou aumento na procura por cursos técnicos neste semestre. (Foto: Divulgação)

Os cursos técnicos são apontados como uma das soluções para a recuperação rápida da atividade econômica, seja para o jovem que inicia uma carreira ou para quem quer mudar de área. A formação mais prática e em menor tempo são os maiores atrativos, tanto que a queda na procura por cursos registrada nos primeiros meses de pandemia já foi superada e a demanda já aumentou.

Erika Rohrbacher Latorre, gerente da unidade de Santo André do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), conta que além dos títulos técnicos a instituição passou a oferecer 124 cursos livres de curta duração de forma totalmente online – dos quais 56 estão sendo lançados este ano – nas áreas de beleza e estética; comunicação e marketing; design, artes e arquitetura; educação; gastronomia e alimentação; gestão e negócios; meio ambiente, segurança e saúde no trabalho; moda; saúde; tecnologia da informação, turismo e hospitalidade. Ou seja, outra forma de turbinar o currículo. “Também reorganizamos a oferta de cursos de modo a atender a demanda local, colocando mais opções de turmas e horários. Inserimos um curso novo de especialização técnica em higiene ocupacional, muito enriquecedor para quem trabalha na área de saúde ocupacional e que está um sucesso”, detalha.

Newsletter RD

Como na quase totalidade das atividades ligadas ao comércio, os investimentos nas vendas online cresceram e hoje não se pode pensar em uma atividade sem a venda pela internet e isso fez os cursos na área despontarem. Pensar melhor os ambientes domésticos impactados pelo trabalho em casa também trouxe oportunidades, segundo Erika. “Além das áreas tradicionais, observamos muito interesse em títulos relacionados a e-commerce, produção de conteúdo para as redes sociais, marketing digital e design de interiores. No caso de design, sabemos que a necessidade de estar mais em casa, trabalhando home office, junto a necessidade de organizar melhor os ambientes internos e externos, fez aquecer a procura por profissionais com esta formação”, diz.

Erika Rohrbacher Latorre, gerente do Senac, falou de novos cursos que surgiram com a pandemia e de descontos. (Foto: Divulgação)

Segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura) estão inscritas 132 instituições, públicas ou privadas, somente no ABC que oferecem cursos técnicos, algumas com dezenas de cursos. O diretor da Etec (Escola Técnica) Lauro Gomes, em São Bernardo, professor Nelson Lavecchia Júnior, diz que a retração ocorreu apenas no primeiro semestre de 2020, porque houve dúvidas sobre o vestibulinho para ingresso nos cursos, situação que se inverteu este ano. “Já no primeiro semestre deste ano a procura se manteve e no segundo semestre até aumentou um pouco, porque o governo definiu que não seria seguro realizar as provas por conta da pandemia e a seleção passou a ser feita por análise de currículo”, afirma.

Na Etec, como os cursos são voltados para a área industrial a estrutura é grande. São mais de 50 laboratórios que, por enquanto estão sem receber alunos, já que as aulas migraram para o virtual. Mas houve avanço nesta área. “Os alunos estão aprendendo em simuladores, mas, assim que for possível o retorno, os que vão se formar agora voltam depois para cumprir a carga horária de laboratório. Não houve prejuízo algum de conteúdo”, aponta Lavecchia Júnior.

Laboratório de elétrica da Etec Lauro Gomes; cursos estão online, mas alunos devem voltar após a pandemia para cumprir carga horária prática. (Foto: Divulgação)

Não houve mudança na grade de cursos da Etec e os cursos mais procurados são os de técnico em mecatrônica, química e automação. O ABC tem sete escolas técnicas e há uma demanda muito grande na região se comparado com a procura por cursos no Estado. “Tem região onde os cursos não acontecem porque não formam turmas, enquanto aqui a relação é de 3 alunos por vaga”, conta.

No Senac, onde os cursos são mantidos em parte pela categoria, os custos foram reduzidos para o aluno. Para a instituição, ampliar o aprendizado técnico, neste momento, continua sendo o caminho ideal para uma rápida entrada no mercado de trabalho, bem como para requalificar profissionalmente a fatia da população que teve queda na renda familiar. Tendo em vista a recuperação econômica e o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, o Senac adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso. Com isso, vai oferecer a partir de 01 de julho redução no valor mensal de todos os cursos técnicos, com mensalidades fixas a R$ 99. A condição é estendida aos alunos já matriculados e a ação terá vigência de um ano.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes