
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou nesta quarta-feira (16/06), a verificação inicial de três opacímetros, na Napro Eletrônica Industrial Ltda em São Bernardo.
Opacímetro é um instrumento utilizado para determinar a opacidade da fumaça gerada por motor de ignição por compressão que é expelida através do cano de descarga e não os gases (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono) que a compõe. Isso é feito pelo medidor de gases de exaustão veicular.
A legislação de proteção ao meio-ambiente estabelece limites para emissão desses poluentes de modo a proteger a saúde e o meio ambiente. O opacímetro é usado na fiscalização, mas também como ferramenta para diagnóstico de eventuais anomalias do veículo.
Em 2020, o Ipem-SP verificou 704 opacímetros. Sendo 596 na verificação periódica, 94 na inicial e 14 em após reparo.
No exame visual observa-se as inscrições obrigatórias de acordo a portaria de Aprovação de Modelo. Já na medição estática é verificado se o instrumento está funcionando em modo de medição contínua. Para realizar o ensaio registra-se a indicação de zero do opacímetro (sem nenhum filtro inserido) no software. Insere-se o filtro de opacidade baixa no opacímetro e registra-se o valor obtido no software. Repete-se a operação com os filtros de opacidade média e opacidade alta.