ABC - sábado , 18 de maio de 2024

Farmacêutica da USCS chama atenção sobre descarte correto de medicamentos

Sem finalidades para uso pessoal ou reaproveitamento, os resíduos de medicamentos vencidos devem ser descartados de forma correta, e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) conta com o serviço na Farmácia Escola, localizada na rua Santo Antônio, 50, em São Caetano, que faz a incineração dos produtos químicos, a fim de evitar a contaminação do meio ambiente.

A farmacêutica e gestora do curso de farmácia da USCS, Cristina Vidal, fez o alerta em entrevista ao RDtv e orienta quem tem qualquer remédio vencido. “Muitas pessoas não sabem o que fazer com medicamentos vencidos, mas não se pode jogar no lixo comum, contamina o meio ambiente. Por fazemos o descarte correto por aqui”, diz ao alertar, ainda, que medicamentos não devem ser descartados no vaso sanitário e nem na pia, uma vez que são produtos químicos.

Newsletter RD

Cristiane ainda informou que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios realizam a coleta dos resíduos, mas quem quiser pode levar na farmácia da Universidade, que está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ainda na farmácia, é realizado o atendimento a população que tiver dúvidas relacionadas a área de medicamentos. Informações: 4239-3289.

Cuidado com a automedicação

Outro ponto destacado pela farmacêutica é sobre a automedicação, que deve ser evitada e sempre seguida de orientações de um profissionais da saúde, já que muitas vezes o remédio pode não ser o mais adequado para os sintomas do paciente. “A ideia é sempre procurar um farmacêutico, pois é um dos profissionais da saúde que está mais acessível da população. Para falar, basta ir até uma farmácia, que obrigatoriamente precisa ter um farmacêutico”, salienta.

Segundo Cristina, há medicações que mesmo vendidas sem prescrição médica pode causar efeitos colaterais graves, como em casos de remédios para dores de cabeça, que podem gerar reações alérgicas ou até mesmo medicamentos que são consumidos em casos de dengue, que devem ser tomados somente com orientação médica, pois podem causar hemorragias nos pacientes.

“Aqui no Brasil temos regulamentação que ainda nos protege muito, e só se vende na farmácia. Os antigripais são considerados MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição), mas não são isentos de orientação. De fato, já temos alguns medicamentos que temos o costume e hábito, até nos sentimos bem em tomar, mas compramos em uma farmácia, e é aquela historia, se for na farmácia pergunta sobre e fala sobre os seus sintomas”, completa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes