
Moradores da Vila Palmares, em Santo André, têm lidado com a assaltos a mão armada e falta de segurança na região. Uma moradora que preferiu não se identificar, conta que frequentemente dois motoqueiros têm circulado a Praça Tangará, pela manhã, e abordado quem passa pelo local.
De acordo com ela, a maioria das vítimas são as pessoas que ficam nos pontos de ônibus do bairro. “Um dos bandidos espera em cima da moto com revólver apontado, enquanto o outro realiza os furtos”, declara o reclamante.
Na última quinta-feira (20/5), sua filha foi vítima da dupla por volta das 6h, quando saia para trabalhar. “Eles são agressivos, além de terem levado o celular dela, passaram a mão nas partes íntimas dela”, conta.
A moradora também lamenta as consequências psicológicas que surgem em decorrência da situação. “Minha filha faz consultas com um psicólogo e, devido ao trauma, agora terá que passar com um psiquiatra também”, completa. Em mensagens encaminhadas para a reclamante, outros moradores relatam episódios como este. “Minha vizinha está assustada”, relata outro morador.
Os vizinhos já fizeram denúncias para a Polícia Militar, mas dizem que ainda não observaram qualquer tipo de melhoria. Nos últimos dias, após registro de boletim de ocorrência, agentes de segurança visitaram a casa da moradora e afirmaram que rondas policiais seriam feitas na região. “Mas até agora não vimos nenhuma patrulha por aqui”, declara.
Procurada, a PM confirma ter ciência da situação e alega uma intensificação do policiamento nas proximidades da Praça Tangará desde o dia 21 de maio, com rondas específicas e ações policiais no horário da madrugada. Em nota, a Polícia enfatiza o compromisso em proteger as pessoas, fazê-las cumprir leis, combater o crime e preservar a ordem pública. (Colaborou Gustavo Lima)