ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Especialistas acham improvável a promessa de entregar BRT do ABC em 2022

A promessa do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, de que as obras do BRT do ABC fiquem prontas até o final do próximo ano é inviável, na ótica de especialistas em obras civis. O RDtv desta terça-feira (25/05) ouviu o gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Enio Moro Júnior, e a professora do curso de Engenharia Civil do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), Paula Katakura, sobre o assunto e ambos acham improvável a conclusão neste prazo da obra, que ainda não tem projeto executivo nem os estudos de impacto ambiental e de vizinhança prontos.

A professora do IMT, citou que o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) feito para o monotrilho – modal inicialmente colocado para atender o ABC – levou dois anos para ficar pronto. “Muito dificilmente terá início esse ano porque um bom projeto vai envolver outras áreas em uma discussão bastante importante”, diz Paula Katakura, sobre a previsão de Baldy de iniciar as obras ainda este ano, para entregar o corredor funcionando em dezembro de 2022. “Não se consegue fazer um BRT para valer até dezembro do ano que vem. Vai ser preciso muito mais e tem alguns problemas legais que não temos clareza. Só de estudos, para se ter um projeto final para iniciar a obra eu diria um ano de discussão no mínimo, mesmo assim já seria um projeto muito rápido”.

Newsletter RD

O urbanista da USCS tem a mesma opinião. “Acho que é uma precipitação que comprometerá, com certeza, a viabilidade do empreendimento. É um momento para que as prefeituras conheçam com precisão os locais previstos para as estações; tem que haver um estudo das interferências; essa área lindeira ao Ribeirão dos Meninos tem redes de água, esgoto e de alta tensão; tem questões de infraestrutura que não dependem só da Metra – concessionária que vai assumir o projeto – , depende de discussão com as concessionárias. Para ser um projeto com um mínimo de erros, um semestre é um prazo ideal para avançar nestas questões”, analisa Enio Moro.

Os especialistas ouvidos pelo RDTv disseram que as prefeituras ainda nem sabem onde ficarão as estações e como será feita a integração com demais linhas de ônibus e, além disso, como serão feitas as obras de infraestrutura como passarelas, passagens de nível, uma vez que o BRT terá linhas expressas e outras com paradas. Para o urbanista Enio Moro é necessário refazer a pesquisa de Origem e Destino nesta região, já que a mais recente tem 15 anos. “Medir pelos sinais de celular daria aí 70% de certeza. Acho um absurdo essa priorização do Metrô no município de São Paulo; eu queria ver o ABC, Osasco e Guarulhos com um Metrô de verdade, fico muito incomodado que o meu imposto tenha pago a linha Norte-Sul”, diz criticando a troca de modal do monotrilho para BRT. “Estou achando que é uma rendição, nada me convence que um modal de 300 mil passageiros por dia vai ser substituído por um modal de 100 mil e que seria eficiente”, critica.

As desapropriações e a questão das enchentes são outros problemas apontados pelos professores como entrave para as obras, além dos estudos de impacto ainda não estarem prontos. Quanto a questão dos imóveis a serem desapropriados o modelo seria semelhante ao já usado pelo governo do Estado em algumas obras, onde a concessionária vai arcar com esse custo, mesmo assim o processo não é simples nem rápido. “Primeiro tem que ter um decreto de utilidade pública da área e a avaliação de mercado. É um processo moroso tanto para o poder público, como para a iniciativa privada. Tem toda uma questão documental, pois ao longo do Ribeirão dos Meninos tem áreas sombreadas sobre quem é o proprietário. É uma realidade possível, mas tem que ter um capital mobilizado muito grande”, opina Moro.

Paula Katakura aponta para a integração da obra do BRT com a do Piscinão Jaboticabal que fica perto do traçado e que teve ter obras iniciadas este ano. Esse reservatório promete minimizar as enchentes que afetam tanto São Bernardo, como São Caetano e a Capital.  “Sem a drenagem o BRT ficaria inviabilizado em épocas de chuvas. Com ou sem o piscinão, essa operação precisa ser casada. O que complica ainda mais o início”.

“Nossas enchentes têm data marcada, a gente sabe que é em fevereiro e março. A questão do piscinão é fundamental não só para reter a água, mas só com uma integração paisagística e urbanística, porque o modelo de um buraco de concreto, sem utilização por onze meses, que o governo tem usado é um desperdício. Tem que se pensar na utilização do entorno desse espaço. Para o sucesso do BRT, que vai passar no fundo de vale, essa questão tem que estar resolvida para evitar dissabores”, conclui Enio Moro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes