
O Zoológico Municipal de São Bernardo resgatou, no ano passado, 577 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos. Do total, cerca de 45% já foram tratados e reinseridos à Mata Atlântica, por meio de trabalho de reabilitação desenvolvido no ambulatório e centro de recuperação, localizado dentro do Parque Natural Municipal do Estoril, no bairro Riacho Grande.
Voltado ao cuidado animal silvestre do ABC, o Zoo é um dos principais instrumentos de São Bernardo para preservação e cuidado à fauna e flora do município. O equipamento, que é certificado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), abriga atualmente 250 animais de 70 espécies diferentes, todos abrigados em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.
Para auxiliar na recuperação dos animais, o centro ecológico conta com equipe de profissionais que atuam em sintonia pelo bem-estar das espécies. Marcelo da Silva Gomes, um desses profissionais, explica que grande parte das aves que chegaram ao Zoo estava com ferimentos causados por cerol. Há também casos de animais que chegaram com ferimentos causados por tiros de chumbinho e decorrentes de atropelamentos nas estradas que cortam a região.