O setor de turismo faz de tudo para se recuperar e aproveitar a expectativa de vacina contra a covid-19 para vender pacotes nacionais e internacionais e, assim, cobrir um pouco das perdas do ano causadas pela pandemia. Há pacotes a preços menores, familiares, remarcação sem custos, além dos cuidados com a higiene em ônibus e aviões, o que traz um certo otimismo ao setor, mesmo assim a saída da crise ainda é uma luz no fim do túnel, ainda difícil de ser alcançada, apesar da alta temporada que se avizinha.
A Latam Travel, agência de viagens da companhia aérea de mesmo nome, implantou uma série de serviços para garantir a segurança do turista. Além das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) a companhia oferece pacotes completos de viagem com condições especiais e benefícios, incluindo o acúmulo em dobro de pontos na sua modalidade Latam Pass e os pacotes internacionais possuem a opção de seguro viagem com cobertura especial para covid-19. A companhia aérea também adotou filtros nas aeronaves para renovação do ar e limpeza com raios UV que eliminam 99,9% dos vírus.
A empresa informou que no auge da crise do novo coronavírus chegou a operar com apenas 5% da capacidade. Atualmente opera com 54% com voos para 44 destinos nacionais. Mesmo com todas as providências adotadas há dificuldade para atrair o cliente. “Com relação ao movimento nas lojas Latam Travel e a venda de pacotes, vale informar que tem crescido gradativamente e espera um volume de vendas em novembro de 50% comparado ao mesmo período do ano anterior. De forma geral, a demanda por pacotes de viagens tem começado a responder com mais força no mercado doméstico e para viagens a lazer, assim como é percebido nas operações da Latam Airlines Brasil. Em relação ao comportamento de venda de pacotes, é percebida uma recuperação de aproximadamente 45% versus cenário pré-Covid”, informou a empresa em nota. Quanto às vendas para o Exterior a empresa de viagens diz que opera com apenas 20% da capacidade.
Sobre a recuperação das perdas, a Latam informa que nem neste, nem no próximo ano essa equalização acontecerá, mesmo que a situação sanitária seja normalizada com a imunização da população mundial com uma vacina eficiente. “Essa é maior crise da história da aviação e do turismo no mundo. Os impactos ainda persistentes provocados pela pandemia vão exigir pelo menos três anos para a recuperação”.
A agência de viagens Numatur, localizada em Santo André, no Shopping Praça do Carmo, está otimista para as vendas de final de ano. “Estamos animados para o período. Nossos pacotes mais procurados e vendidos até o momento são para Florianópolis e nordeste do País, mas os preços estão sujeitos a alterações de acordo com a temporada que o viajante definir”, comenta o gerente administrativo, Paulo Freitas.
Freitas também diz que o momento está melhor de vendas em comparação com o período do isolamento social, onde houve queda de 90% da procura dos clientes. “Os voos estão de acordo com a normalidade 70% da capacidade em funcionamento, portanto acreditamos que é a motivação de 40% da nossa clientela já voltar a nos procurar, em comparativo com o período que ficamos de portas fechadas, onde tivemos déficit de 90%”, salienta e ainda conta que 99% dos viajantes remarcaram a viagem e não optaram pelo cancelamento no período inicial da crise da covid-19 (novo coronavírus).
A Hometur Premium, em São Bernardo, sobreviveu ao período do isolamento social com vendas de pacotes e com flexibilização da quarentena promoções de viagens. “Em junho foi possível vender pacotes para alguns lugares do País por R$ 900, que normalmente custam R$ 2.000, tivemos muita procura dos nossos clientes fiéis”, conta Sidney Santana Martins, proprietário. “Nos decepcionamos com a Gol que cancelou todas as viagens marcadas para abril deste ano e recebemos a recomendação de não utilizar mais a mesma, foram casos de voos imediatos, com agendamentos passamos por desconfortos”, informa.
Os carros-chefes da agência são os destinos nacionais, como Florianópolis a partir de R$ 1.000, Fernando de Noronha a R$ 3.500, Maceió e Natal a partir de R$ 2.800. Os cruzeiros também são requisitados e tiveram aumento de 20% na procura. A promoção principal é para Costão do Santinho, em Florianópolis, por R$ 5.000 o casal, com hotel incluso, cinco dias com alimentação por conta dos viajantes. Os valores citados são médias e podem ser alterados de acordo com a companhia de viagens e temporada.
Após perder um consultor de viagem e uma estagiária, a agência se mantém de pé com uma equipe de três funcionários, ativa na repatriação de brasileiros e remarcações de viagens. “Nosso objetivo é oferecer conforto aos nossos clientes. Pretendemos contratar mais pessoas, assim que a vacina for distribuída e a vida voltar totalmente ao normal”, destaca Santana.
A Sancatur, em São Caetano, planeja recuperar o prejuízo de 80% nas vendas causado pela quarentena, com a temporada de final de ano. “Até junho as pessoas estavam bem receosas de investir em viagens, a partir de setembro os hotéis aumentaram muito os valores e, mesmo com a alta, tivemos alta de 30% nas vendas, comparado ao período de isolamento social onde a queda foi de 80% na procura”, salienta a gestora, Tatiana Nadal.
Tatiana tinha 17 funcionários, com a crise reduziu para seis. “Acredito que em setembro de 2021 voltaremos a contratações, tudo depende dos avanços da vacina”, diz.
Quanto a promoções, a aposta são os pacotes família a partir de R$ 3.000, para dois adultos e duas crianças de até 11 anos, para o Nordeste ou Campos do Jordão. Os preços estão sujeitos a alterações devido a temporada escolhida pelo cliente e companhia de viagem. Cancelamentos e remarcações são feitos sem juros ou taxas. Assim fizeram Margo Cervasio e Caio Visacre, que foram até a Sancatur para remarcar a lua de mel. Eles iriam comemorar com viagem para a Itália em outubro e adiaram para o mesmo período em 2021.
Recuperação
Outra estratégia para recuperar a média de lucro é iniciar a venda de pacotes para virada de ano de 2021 e 2022. “Estamos com essa atitude para atrair a clientela para os destinos que desejam ou sonham em visitar”, explica Tatiana.
A agência on-line de viagem Air Maps também sentiu os impactos da pandemia. Até o início de junho as vendas eram apenas emergenciais e representavam 1% do lucro, que caiu em 98%. “No momento, o setor está em retomada, mas bem lenta, em média 23% de crescimento, mas nos mantemos otimistas e apostamos em alterações sem multa ou custos para o cliente fechar pacotes conosco”, afirma Anna Marisa Barbosa, proprietária da agência.
Com a alta na procura de 25% da clientela nacional e 10% da internacional, de acordo com Anna os destinos mais vendidos estão no Nordeste brasileiro, que representam 20% das vendas. No Exterior, a procura maior é para Europa, com ênfase em Portugal, França e Itália, que representa 5% das vendas.
A agência está com pacotes em torno de R$ 1.500 por pessoa, para sete dias, nos destinos: Maceió, São Miguel dos Milagres e Maragogi, em Alagoas; Recife e Porto de Galinhas, em Pernambuco; Rio de Janeiro e no Arraial do Cabo, no Estado do Rio; Salvador e Porto Seguro, na Bahia; e Balneário de Penha e parque Beto Carrero World, em Santa Catarina. Os valores podem sofrer alterações de acordo com a temporada e companhia de viagem escolhida.
Por ser uma plataforma home office, desde antes do período de isolamento social a agência encarou com dificuldades a crise, mas sem demissões. “Não obtivemos lucros, porém os prejuízos foram amenizados por todos trabalharem de casa”, afirma a proprietária.
Serviço:
– Numatur: Shopping Praça do Carmo, Santo André. Telefone: 4994-4000. (www.numatur.com.br).
– Hometur Premium Av. Pereira Barreto, 615, segundo Andar, São Bernardo, telefone: 11 4121-4123. (www.facebook.com/hometursbc).
– Sancatur, rua Baraldi, 986, Centro, São Caetano, Telefone: 4223-5300, site: (www.sancatur.com.br/).
– Air Maps, Agência on-line, Telefone: 11 94243-5716, site: (www.facebook.com/airmapsturismo).
(Colaborou Nathalie Oliveira)