
Um estudo feito pelo Grupo Selectra, uma startup especializada em ajudar o consumidor a economizar, apontou que no primeiro semestre de 2020 foram contabilizadas 41.864 reclamações fundamentadas por usuários de telefonias móveis que residem no ABC. Dentre as empresas com mais reclamações, a Claro lidera o ranking com 16.434, seguido da Vivo com 13.812 questionamentos e por último a Tim com 8.618.
Na categoria de reclamação, que constitui a maior parte dos atendimentos (aproximadamente 98% dos registros), estão divididos os serviços de: banda larga fixa; TV por assinatura; telefonia fixa; telefonia celular pré-paga e telefonia celular pós-paga.
O estudo com dados recolhidos do site da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) aponta que, de todas as cidades da região, São Bernardo lidera o índice de reclamações com 5.711 questionamentos na Claro, 4.044 reclamações na Vivo e 2.573 na empresa Tim. Na sequência aparece Santo André, com 5.658 reclamações na Claro, 4.482 na Vivo e 2.337 na Tim.
Diadema contabiliza 1.846 reclamações na Claro; Vivo (1.554) e Tim (1.393). Em São Caetano as reclamações na empresa Claro também encabeçam as estatísticas, são 1.425 manifestações; Vivo (1.404) e Tim (490). Já em Mauá, a operadora Tim contabiliza a maior parte das reclamações, com 1.631 contestações, seguido da Claro (1.533) e Vivo (1.465).
Ribeirão Pires contabilizou nos primeiros seis meses 665 reclamações na Vivo, 208 reclamações na Claro e 151 na Tim. Já Rio Grande da Serra também foi encabeçada pela operadora Vivo, com 198 reclamações, Claro (53) e Tim com 43 contestações.
Dica
O Grupo Selectra sugere que, em caso de dificuldades com a operadora de telefonia ao qual a prestadora não resolve o problema com o cliente, o próximo passo é entrar em contato com a Anatel através da agência abrir reclamação para a operadora, que terá o prazo máximo de cinco dias para dar uma resposta ao cliente.
A Anatel usa as reclamações como forma de aperfeiçoar a relação operadora x cliente, por meio de fiscalizações e regulamentos.
Mais informações, acesse o site: https://selectra.net.br/