Assine nosso podcast Spotify
Alvo da principal polêmica da gestão de Gabriel Maranhão (Cidadania), a taxa do lixo virou assunto da principal promessa de campanha do candidato a prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez (PT). Na sabatina promovida pelo RDtv e pela Rádio ABC nesta terça-feira (29/9), o petista afirmou que pretende acabar com o tributo caso assuma o comando do Paço.
“(O fim) da taxa do lixo é uma certeza absoluta. Nós vamos acabar com a taxa do lixo. A partir do momento que tivemos o fim dessa taxa vamos estabelecer um processo de conversa, de negociação, de relacionamento profundo com a sociedade e negociar no sentido de ver qual é a melhor solução. Do jeito que foi implantada a taxa do lixo ela não foi boa, foi antipedagógica, porque até hoje a população se sente desprestigiada, sem dizer das pessoas que se sentem completamente abusadas no quesito da cobrança”, explicou.
Outra proposta de seu plano de governo é a busca de estudos para a viabilidade da tarifa zero no transporte público, mas neste caso pretende estabelecer um diálogo com a Rigras, empresa responsável pelo serviço, para tratar do assunto. Além disso quer conversar com o Governo do Estado sobre a tarifa cobrada na cidade, pois considera muito ruim o fato de haver uma cobrança alta no município mesmo em trajetos menores em comparação com as linhas intermunicipais.
A sustentabilidade é outro ponto defendido pelo ex-prefeito que quer se utilizar dessa marca para gerar emprego e renda por meio do turismo, inclusive a ideia de construção de um teleférico que possa mostrar aos futuros turistas as belezas de Rio Grande da Serra.
Quando questionado sobre sua primeira medida caso seja eleito prefeito, Ramon relatou que pretende fortalecer a relação da Prefeitura com a população através de mecanismos de participação popular.
“Estabelecer um processo que é necessário, que é uma questão ideológica que é a retomada da participação popular como um grande legado que acreditamos, que a partir da participação popular criando os vários instrumentos como o orçamento participativo, da criação e ampliação de todos os conselhos, vamos colocar em pauta um grande projeto de desenvolvimento sustentável, defendendo o nosso meio ambiente”, afirmou
Perfil
Ramon Álvaro Velasquez, 56 anos, natural de São Paulo (SP), casado. Sociólogo. Assumiu a Prefeitura em seu primeiro mandato em junho de 1999 e ficando até dezembro de 2000, e foi reeleito para a gestão 2001-2004. Terá como vice Sandra Cristina Santos Perillo Ramos, a Sandra Perillo (PT), 55 anos, natural de Rio Grande da Serra, servidora pública e que disputa sua primeira eleição.