
Em cumprimento à sua plataforma de trabalho, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, projeta o fim da fila de espera por vagas em creche até o final de 2020. O anúncio ocorreu durante assinatura, nesta quarta-feira (29/07), de convênio com a Assisbrac (Assistência Social Beneficente de Resgate ao Amparo à Criança) para a instalação de nova creche no Vila Rosa, com capacidade para receber 90 alunos.
O espaço ficará abrigado na Avenida Rosa Aizemberg, número 613, onde estava localizada a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, inaugurada em novo local no início deste mês. O prefeito Orlando Morando vistoriou o edifício, na tarde da quarta-feira (29/07), acompanhado do presidente da entidade, pastor José Altino, e da secretária de Educação, Sílvia Donnini. Na sequência, assinou o termo de parceria.
A Assisbrac foi fundada em 1995 e, desde 2004 é conveniada à Prefeitura. Atualmente é gestora de duas unidades localizadas no Jardim Santo Ignácio e no Parque Selecta, que atendem 260 crianças. A entidade será responsável pelas adaptações do prédio, que deverá ser entregue em outubro deste ano. O atendimento feito na unidade conveniada é similar ao da rede própria. A Prefeitura oferece alimentação, uniforme e material escolar, além de repasse financeiro per capita para o atendimento aos alunos.
O pastor José Altino, presidente da Assisbrac, destacou a alegria de efetivar esta parceria com a Prefeitura. “Estou muito feliz por firmar mais este acordo com a Prefeitura, abrindo a terceira unidade na cidade. E ter mais um espaço para acolher mais 90 crianças com muito carinho, assim como contar com o apoio desta gestão para oferecer atendimento de qualidade para todos os alunos”, disse.
De 2017 até o final de 2019, a Prefeitura já criou 2.805 vagas destinadas a crianças de 0 a 3 anos, por meio de um amplo processo de reorganização da rede e entrega de novas creches (Riacho Grande e Jardim Nazareth). A nova política garantiu o atendimento de 91,4% da demanda nesta faixa etária. Em 2020, foram geradas mais 694 vagas em creches, sendo 498 por meio do credenciamento de novas entidades parceiras e 196 com a abertura de unidade filial por meio de cessão de próprio municipal.