No início de junho, os moradores do ABC ficaram surpresos após receberem as contas de energia elétrica, advindas da Enel, com valores mais altos do que o normal. As reclamações surgiram em todas as cidades da região, com pessoas que chegaram a relatar aumento de até seis vezes no valor habitualmente pago.
Em Santo André o caso ganhou tanta repercussão, que já nesta semana, o Procon da cidade agendou reunião com a empresa para cobrar explicações sobre as tarifas abusivas. Do mesmo modo, as outras seis prefeituras em parceria com a Fundação Procon SP e o Consórcio Intermunicipal do ABC, já discutem uma abordagem coletiva para resolver o problema com a concessionária de energia elétrica.
Quem é morador de Santo André e tiver reclamação quanto os valores abusivos, pode entrar em contato pelo Portal de Serviços da Prefeitura, disponível no endereço www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. No campo de pesquisa, é preciso digitar a palavra “Procon” e registrar a queixa. Ainda é necessário anexar documentos pessoais, as três últimas contas e fazer um breve relato da reclamação.
No portal, o cidadão pode, ainda, agendar atendimento presencial na sede do Procon, que atualmente funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h. Para mais informações, o telefone do órgão municipal é o 3356-9200, que também atende no mesmo horário do portal.
Em São Bernardo, o assunto se tornou objeto de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara, que teve abertura aprovada na última quarta-feira (24) e que tem como objetivo averiguar os critérios dos cálculos utilizados pela empresa e as falhas no atendimento da concessionária aos consumidores. Em nota, a Prefeitura salientou que “oficiou a Enel no dia 13 de maio sobre cobranças e isenções de tarifas no período de pandemia e acompanha as denúncias de cobranças abusivas na cidade”.
Já a Prefeitura de Ribeirão Pires diz estar ciente dos valores elevados e informa que o Procon da cidade chegou a receber diversas ligações solicitando orientações sobre o caso. Em Mauá, a Prefeitura também acompanha as reclamações junto a concessionária de energia e informa, em nota, que vai tomar as medidas necessárias.
A Prefeitura de Diadema informa que a Enel externou que os valores cobrados a mais, dado a leitura pela média de consumo dos últimos meses, serão ressarcidos nas contas seguintes. “O problema surgiu pela aplicabilidade de novo fator de cálculo que gerou a cobrança absurda”, explicou. São Caetano e Rio Grande da Serra não responderam sobre o assunto.
O coordenador do Procon em Diadema, Wanderley Smelan, informou em entrevista ao RD que já a partir da próxima semana haverá novidades em relação ao assunto. “Sabemos que está havendo essa cobrança indevida por parte da Enel e, por este motivo, a Fundação Procon SP está em cima do caso pedindo rápidas soluções do assunto, já para a próxima semana”, diz.
Smelan diz ainda que, assim como aconteceu em Santo André, os moradores das demais cidades deverão ser ressarcidos. “A priori, a própria Enel externou os valores cobrados a mais, dado à leitura pela média de consumo nos últimos meses, que será ressarcido nas contas seguintes”, completa.