Desde o dia 2 de abril, a Enel – concessionária de distribuição elétrica no ABC e São Paulo – oferece o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. Entretanto o serviço, que estará disponível somente no período crítico do avanço do coronavírus, trouxe diversas dúvidas para os usuários. Assim, a Enel orienta para reduzir o número de leituristas nas ruas e garantir proteção de clientes e colaboradores.
Importante lembrar que quem não fizer a autoleitura terá a conta de energia calculada a partir da média de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
“Por meio da autoleitura, o cliente poderá informar à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor, informação que será utilizada pela Enel para proceder o faturamento pelo real valor consumido”, explica Márcia Sandra Roque, Diretora de Mercado da Enel Brasil.
Como funciona a autoleitura?
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente pode fazer a autoleitura até dois dias antes dessa dia ou no próprio dia. Exemplo: a data da próxima leitura é dia 15 de abril. Assim, o cliente tem o período dos dias 13, 14 e 15 de abril para informar os números registrados no medidor à Enel.
Como fazer a leitura?
Para fazer a autoleitura basta que o cliente fotografe os números que aparecem no medidor e envie a imagem para um dos canais da distribuidora listados abaixo:
- App Enel SP
- Agência Virtual
- Call center (0800 7272 120) – Esta opção não necessita foto, apenas a digitação dos números que constam no medidor.
Mantenha o cadastro atualizado
Outra questão importante é manter o cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel, por meio dos quais também é possível receber a fatura por e-mail e segunda via da conta.
Serviços disponíveis nos canais digitais:
•Autoleitura;
•Fatura por e-mail;
•Segunda via da conta;
•Cadastro de débito automático;
•Alteração de titular;
•Consulta de débitos;
•Alteração de data de vencimento;
•Pedido de segunda via;
•Informar falta de energia, dentre outros.
Faça o download dos nossos canais digitais gratuitamente ou acesse nosso site.
Dúvidas frequentes sobre a autoleitura:
A autoleitura é obrigatória?
Não, os clientes que não fizerem a autoleitura terão a conta de energia calculada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme disposições da ANEEL, contidas no artigo 111 da Resolução Normativa nº 414/10, em situações de calamidade pública. Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
Quem pode fazer a autoleitura?
Clientes responsáveis por unidades consumidoras residenciais e pequenos comerciantes (com exceção de alguns perfis de faturamento, como: tarifa branca e geração distribuída por exemplo). Os demais estabelecimentos serão faturados pela média de consumo dos últimos 12 meses.
Como se dá a autoleitura em condomínios?
A recomendação é orientar-se com o seu Condomínio (através de zelador, síndico, manutenção) para a coleta das leituras/fotos.
Quando farei a autoleitura?
A autoleitura deverá ser realizada dois dias antes da data prevista ou até as 19hs da própria data, que está informada na conta de energia no campo “Próxima leitura”.
Como faço para informar os números da minha leitura?
Basta acessar os canais digitais (app ou agência virtual), escolher as opções: serviços, autoleitura, digitar os números de leitura e enviar a foto do seu medidor ou informar os números através do Call Center (0800 7272 120), no atendimento automático URA.
Como faço para saber se fui faturado pela média?
Na sua conta de energia vem descriminado no campo “Mensagens” a informação de leitura por média.