O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está com cursos online e totalmente gratuitos em áreas como empreendedorismo, gestão, vendas, marketing e mais para ajudar os afetados com o isolamento causado pelo novo coronavírus (Covid-19). Quem busca se qualificar no período de quarentena e isolamento social, essa é a hora de aprimorar o currículo e ter maiores chances de recolocação no mercado de trabalho.
É o que orienta o consultor de negócios do Sebrae-SP, Elton Yokomizo, que em entrevista ao RDtv, afirmou ser este o momento certo para que os empreendedores corram atrás do prejuízo e aperfeiçoem o currículo. “Os cursos online são verdadeiras ferramentas para que o empresário implemente seu negócio e faça diferença no mercado de trabalho. Ainda que o momento seja de caos, precisamos ter uma visão a longo prazo e já pensar nas próximas semanas e até meses”, orienta.
Como entidade privada e sem fins lucrativos, o Sebrae atua como um agente de capacitação e de promoção ao desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios do Brasil, e entre os cursos disponibilizados estão: marketing digital para o empreendedor, gestão financeira, planejamento estratégico e como começar um pequeno/grande negócio. “São várias opções para quem de fato quer começar ou implementar o seu próprio negócio, desde como vender via internet, uso de redes sociais até a legislação trabalhista, tudo gratuito e pelo canal virtual”, diz.
Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, no período de pandemia do novo coronavírus, 89% das micro e pequenas empresas brasileiras já observaram queda no seu faturamento. Além disso, 36% dos empreendedores afirmam que precisarão fechar o negócio permanentemente, em 1 mês, caso haja restrições adotadas até agora ou que permaneçam por mais tempo. O estudo foi feito entre os dias 20 e 23 de março junto a um universo de 9.105 donos de pequenos negócios.
Os empresários ouvidos pelo Sebrae ressaltam que, mesmo com a estratégia de venda online, o faturamento anual sofreria queda de 7,4% caso as políticas de isolamento sejam mantidas por um período de dois meses. Para isso, Yokomizo sugere que os empreendedores não tomem decisões unilaterais e tenham visão do próprio negócio a longo prazo. “É preciso olhar para o fluxo de caixa, estudar como serão as próximas semanas, ver quais contam mais pesam na empresa e, assim, tentar negociar com fornecedores e parceiros para evitar o endividamento e até fechamento das portas”, sugere.
Pandemia resulta em queda no faturamento
A empreendedora de Ribeirão Pires, Andressa Edivirges Mansur dos Santos da Silva, teve que fechar as portas do seu estabelecimento (Las Manas Burguer Bar), no Jardim Valentina, por tempo indeterminado e adaptar ao meio digital. Com isso, o faturamento mensal apresentou queda de 80% no cenário de pandemia. “Tive que fechar as portas e com isso estou tendo prejuízo de mais de 2 mil por semana, fora os sábados que tínhamos samba e o faturamento girava em torno dos 3 mil. Vender em delivery não está chegando nem a 20% do meu ganho”, relata.
Para piorar a situação, além de ter que interromper a venda de bebidas alcoólicas, que são consideradas carro-chefe do estabelecimento, Andressa teve que contratar um motoboy para fazer as entregas. “Nos adaptamos com a venda de lanches e porções na internet, mas não saem na mesma proporção no delivery, e ainda por cima tivemos que contratar um entregador, o que gerou ainda mais gastos”, diz.
Na tentativa de alavancar as vendas, Andressa apostou no uso das redes sociais, entre elas o facebook, onde disponibiliza o cardápio digital. “Tenho divulgado nas redes sociais e passando para os amigos, e aos poucos tenho visto uma maior aceitação”, diz. Quem deseja acesso ao cardápio, deve entrar em contato via whatsapp (11) 995492622.