Com objetivo de conceder linhas de créditos sustentáveis, o Feirão de Crédito realizado na sede do Ciesp Diadema na quinta-feira (18/04), aconteceu para dar um ‘norte’ a cada produto que uma empresa necessita, como capital de giro, projetos de inovação, projeto de expansão, projeto sustentáveis, e aquisição de máquinas e equipamentos.
O evento contou com nove instituições bancárias e cooperativas com foco em promover oportunidades de acesso ao crédito, com taxas reduzidas e prazos mais alongados.
“O Feirão é excelente oportunidade que o industrial, os associados do Ciesp, da nossa região consegue com uma reunião com bancos, inclusive com Ministérios da Micro e Pequenas Indústrias de diminuir custo, fazer negócios e gerar negócios também”, comentou Anuar Dequech Jr. diretor titular do Ciesp Diadema.
A empresária Patrícia Malafati da Proquimo, que esteve em visita no Feirão de Crédito para tirar dúvidas, disse que fará parte do Ciesp Diadema como associada. E que seu objetivo era conseguir uma linha de crédito de Capital Giro. “Queremos alavancar a empresa na linha de capital de giro, para fazermos a inovação e ampliação, a princípio não é máquinas, mas em um futuro próximo será”, revelou.
Já o empresário Vagner Martins do Grupo WMartins ficou sabendo do evento pelo Sebrae Santo André. “Eu vim saber como funciona a linha de crédito que foi apresentada para a questão de financiamento de projetos para implementação de projetos da NR12. Conversei com duas instituições bancárias e sobre esse financiamento específico terá outro evento na Fiesp do qual irei participar também. Mas gostei muito de saber sobre o fomento de capital para indústria nesse nicho”.
Para aquisição do empréstimo, financiamento, cada empresa é única, e os bancos participam justamente para ajudar no aprimoramento da empresa, para direcionar o melhor crédito para determinado produto, seja compra de frota, veículos ou caminhões, com linhas de crédito diferentes. Por isso nem sempre o faturamento vai ser determinante para um valor “X”. Tudo vai partir de um estudo, uma avaliação em cima da capacidade para ser um crédito sustentável, que é a certeza de que a empresa vai conseguir manter sem maiores problemas futuros.
Os Bancos e Cooperativas trazem boas taxas de juros a partir de 1% ao mês, isso dependendo da garantia que a empresa oferece, desde imóveis, móveis, veículos, duplicatas, e até mesmo os equipamentos e maquinários financiados dependendo da instituição financeira. Os prazos podem ser contratados, por exemplo, na linha de créditos, com 60 meses até 120 para pagamento.