Desde o início da semana, os bancos são pontos de aglomeração de pessoas que formam imensas filas todas as manhãs, sem respeitar as orientações de distanciamento social. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) admite que, apesar dos apelos, não há uma migração para o atendimento digital. Os supermercados, apesar de passado o período de movimento mais intenso, também continuam cheios. Por isso, nesta quinta-feira (9/4), a Prefeitura de Diadema publicou alteração do decreto do último dia 6, que determinou prolongamento até 23 de abril da quarentena na cidade. Na prática, a mudança no dispositivo legal obriga bancos a fornecerem álcool em gel e disponibilizar funcionários para controlar filas, já os supermercados, além destas medidas, só poderão permitir a entrada de clientes usando máscara.
O prefeito Lauro Michels (PV) chamou atenção para essa situação em seu pronunciamento na segunda-feira (06/04). O RD percorreu bairros da cidade e encontrou filas imensas do lado de fora e também dentro das agências bancárias. Os supermercados não estão lotados como na primeira semana de isolamento, mas menos de 10% dos clientes usavam máscaras, segundo verificou a reportagem.
A prefeitura preparou uma cartilha, com base na alteração do decreto para orientar clientes, bancos e comerciantes sobre a nova regulamentação. Nela estão colocadas as novas regras e também a punibilidade para quem descumprir. Os fiscais da prefeitura poderão requisitar auxílio de forças de segurança como a Guarda Civil Municipal ou a Polícia Militar para dispersar as aglomerações.
Supermercados
De acordo com a cartilha da prefeitura, os supermercados deverão manter barreira de controle da entrada de clientes, onde o estabelecimento deverá disponibilizar Álcool Gel 70%. Os estabelecimentos deverão higienizar a barra de apoio do carrinho de compras e alças das cestas de compras sempre que possível e também na entrada dos clientes. Será obrigatório o uso de máscaras para todos os clientes e colaboradores no interior das lojas. Deverá ser disponibilizado 1 funcionário exclusivamente para controle de acesso de clientes. Deverá, ainda, ser disponibilizado 1 funcionário exclusivamente para o controle de fila, garantindo que os clientes se mantenham a no mínimo 1,5 metro de distância do cliente à frente. No interior da loja, deve ser respeitado o limite de uma pessoa para cada 20m² de área de vendas.
Bancos
Os bancos deverão instalar barreira de controle da entrada de clientes, onde deverá estar disponível álcool gel 70%; deverão ter um funcionário exclusivamente para controle de acesso de clientes e outro exclusivamente para o controle de fila, garantindo que os clientes se mantenham a no mínimo 1,5 metro de distância do cliente à frente. No interior da agência bancária, deve ser respeitado o limite de uma pessoa para cada 20m² de área útil.
O que diz a Febraban
A Febraban admite que não tem controle sobre a situação das filas e lotação nas agências. Em nota, a entidade diz que os clientes preferem ir pessoalmente ao banco. “Esse é um período do mês em que tradicionalmente as pessoas vão as agências para receber seus benefícios e, infelizmente, apesar dos alertas, não está havendo uma migração do atendimento presencial para os canais digitais. Para evitar aglomerações e combater a proliferação do novo coronavírus, reforçamos a importância do uso dos canais digitais”, informou a federação.
Os serviços bancários são considerados essenciais e, portanto, devem continuar funcionando. A Febraban diz que o atendimento segue recomendação do Banco Central. “Importante deixar claro que o atendimento dentro das agências bancárias segue as orientações das autoridades sanitárias e de saúde e as recomendações do Banco Central. As medidas de higienização pessoal e das instalações bancárias, inclusive agências e caixas eletrônicos, foi intensificada. Além disso, as agências bancárias estão abrindo uma hora mais cedo (das 9h às 10h) para atender, exclusivamente, clientes que fazem parte dos grupos de risco. Para as demais pessoas, o atendimento está sendo oferecido em horário diferenciados (das 10h às 14h) e com limitação de pessoas no interior da agência. Cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora das agências de acordo com as características de seus postos de atendimento”, afirma a entidade.
O RD também procurou a Apas (Associação Paulista de Supermercados), mas até o fechamento da reportagem, não obteve resposta.