
Com o fechamento dos equipamentos culturais, causado pela pandemia da Covid-19, a saída para a população ter acesso a shows, apresentações e rodas de conversas tem sido a internet.
As redes sociais se tornaram aliadas neste período de quarentena, em que artistas encontraram nas transmissões ao vivo uma forma de levar entretenimento ao público.
É o caso da produtora e educadora Maria Carolina Marchi, 36, de São Caetano, que com parceria criou o Festival Maria Sol – Travessias, no qual promovem, pelo Instagram, entrevistas e apresentações de diversos artistas e profissionais ligados a música, dança e outros temas.
Maria Carolina conta que a ideia de fazer um festival sempre foi vontade do parceiro, o músico Paulo Eduardo Silva, mas o desejo precisou ser moldado à realidade após a pandemia. “Com o avanço da doença, vários contratos foram suspensos. Decidimos colocar a ideia em prática e ajustá-la a esse momento, usando o Instagram como ferramenta para continuar perto do público”, conta.
O projeto será realizado meio de live no Instagram, de segunda a sexta-feira, às 20h30; e aos sábados e domingos, a partir das 18h. Quem abre a programação nesta sexta-feira (27/3) é a musicista mineira Dea Trancoso, que irá levar aos internautas show que mescla músicas, como Tupinambá, Grande Poder e Meus Amô, e um bate-papo sobre a própria trajetória.
Maria Carolina ainda comenta sobre outros convidados que levam um conceito multicultural para o projeto. “Teremos astrólogo, terapeuta, cantora e pretendemos abordar vários outros assuntos. A transmissão permite que as pessoas interajam, então é como se estivéssemos perto de cada um numa conversa compartilhada”, explica. Para quem quiser acompanhar o festival, o endereço é @mariasolproducoesculturais.

Outra alternativa de evento pela internet, criado pelo Coletivo Músicos do ABC, é o Festival em Casa ABC, idealizado pela cantora Fernanda Cressoni e pelo violonista e baixista Tom Petronella, que convidaram diversos artistas da região para fazerem parte de uma agenda de shows promovidos por lives no Instagram, que tive início na quarta-feira (25/3).
Como forma de manter os cachês dos artistas que passam por uma fase complicada na carreira, uma vez que eventos públicos estão proibidos como forma de evitar aglomerações, os músicos se reuniram e criaram o movimento para enfrentar os próximos dias sem trabalho. “A ideia surgiu como forma de unir artistas do ABC que, no momento, não têm apoio nenhum, portanto, vêem a internet como opção de manter a renda, já que, durante as apresentações, o público pode contribuir com quantias”, explica Fernanda.
Na programação, estão cantores regionais que transitam entre a MPB e a música pop, como Tata Alves, às 14h de sexta-feira (27/3); Duo Coisa Feita, às 17h; e Henri VB, às 20h. No sábado (28/3) se apresentam Rafael Stanguini às 14h, Lígia Auter às 17h e Adriano Damas às 20h. Fe Herreiras faz show no domingo (29/3), às 14h, Marianna Soter às 17h e, para fechar, Anette Camargo e Libero Dietrich se apresentam às 20h. O endereço para acompanhar os shows é @festivalemcasa.abc.