ABC confirma cinco casos de coronavírus; Estado contabiliza 152 infectados

Novo balaço divulgado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (16/3) mostra que o número de casos confirmados de coronavírus na região subiu de três para cinco infectados, sendo dois em São Bernardo, São Caetano (1), Santo André (1), Mauá (1). O Estado contabilizou 152 infectados com o novo coronavírus (COVID-19), destes 145 residem na Capital, 1 em Santana do Paranaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos e 1 em Carapicuíba.

Newsletter RD

De acordo com a Prefeitura de Santo André, a paciente tem 31 anos, não possui histórico de viagem e realizou exame na rede privada de saúde após apresentar os sintomas da doença, obtendo o diagnóstico positivo para Covid-19. Por apresentar sintomas leves, não houve necessidade de internação e a paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorada pelo Comitê de Contingência do Coronavírus criado pelo município.

Em São Bernardo, o paciente de 51 anos e a esposa, moradores do bairro Rudge Ramos, retornaram da Itália no dia 9 de março. Foram atendidos no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, e seguem em casa realizando o tratamento e monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município. Nas demais cidades até o fechamento da matéria não foram repassadas mais informações e histórico das vítimas.

A região contabiliza ainda 131 casos suspeitos, sendo 64 monitorados em São Bernardo, Santo André (28), Ribeirão Pires (12), São Caetano (11), Diadema (9) Mauá (6) e Rio Grande da Serra (1). Santo André e São Bernardo não informaram.

Governo do Estado investe em estratégias contra o vírus (Foto: Imagem Ilustrativa)

Interrupção de serviços

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (16/3) restrição do atendimento presencial nas repartições públicas estaduais, visando impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação do novo coronavírus. A determinação é que os agendamentos deem prioridade a serviços digitais e que possam ser atendidos pela internet ou por correspondência.

Serviços como os do Detran.SP, Poupatempo e Centros de Integração da Cidadania (CICs) vão priorizar serviços online e atendimento à distância. A rede de restaurantes Bom Prato terá horário estendido para redistribuir o fluxo de atendimentos, além de reorganização de mesas e cadeiras. As escolas públicas estaduais também iniciaram nesta semana a interrupção gradual das aulas presenciais, e as escolas privadas podem aderir à estratégia.

Museus, bibliotecas e centros culturais administrados pelo Governo do Estado ficarão fechados por 30 dias. A recomendação se estende ainda para cinemas, teatros e casas de espetáculos pelo mesmo período. Estão suspensos eventos estaduais e a recomendação se estende aos de cunho privado.

Parte do funcionalismo estadual passará a trabalhar de casa a partir desta terça (17/3), por 30 dias inicialmente. O sistema de teletrabalho vai abranger servidores com idade a partir de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, hipertensos e pacientes com baixa resistência imunológica. A medida não se aplica aos servidores de Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária, além de outros serviços essenciais – metrô, trens, ônibus metropolitanos, Sabesp, Fundação Casa e Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

Doria ainda determinou a criação de um comitê administrativo extraordinário para tomar medidas emergenciais durante a pandemia, sob o comando do Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia.

Dicas de prevenção:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Confira as lives dos prefeitos:

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes