Diretor de saneamento da Cedae é afastado do cargo por problemas com água

O diretor de saneamento da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Marcos Chimelli, foi afastado nesta sexta-feira, 17, do cargo. Desde o último dia 6, a Cedae vem recebendo queixas de moradores do Rio sobre o gosto, o cheiro e o aspecto da água que sai das torneiras. A Polícia Civil e o Ministério Público estão investigando o problema.

O governador Wilson Witzel, que estava de férias na Disney, voltou na quinta-feira,16, ao país, em meio à crise da água. Na última terça-feira, ele já havia publicado em uma rede social que a situação era “inadmissível” e que a empresa deveria “acelerar a solução definitiva” do problema. Nesta sexta, Witzel teria se reunido com o presidente da Cedae, Hélio Cabral, para tratar da questão.

Newsletter RD

Funcionários da Cedae estiveram na manhã desta sexta na Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) para prestar esclarecimentos, entre eles, o ex-chefe da Estação de Tratamento de Água do Guandu Júlio César Antunes, que foi afastado do cargo na última terça-feira, e o atual responsável pela área, Pedro Ortolano.

Também na manhã de sexta, policiais voltaram ao Guandu para colher amostras de água. Na véspera eles já tinham estado na estação de tratamento. A polícia investiga se houve falhas na operação da companhia ou mesmo sabotagem que possam ter levado à contaminação da água pela geosmina – uma substância formada por algas na presença de matéria orgânica e calor e que causa o gosto e o cheiro de terra na água.

A Cedae garante que a única alteração encontrada na água foi a presença da geosmina e que ela não faz mal à saúde. No entanto, há diversos relatos de pessoas que teriam passado mal depois de ingerir a água. Especialistas afirmam que a geosmina não causa o aspecto turvo que muitos moradores vêm apontando na água e que a turbidez poderia ser causada por algum outro contaminante.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes