
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou três responsáveis pelo despejo ilegal de 8,5 toneladas de resíduos de madeira, que foram descartadas nas ruas Ingá, Carijós e Almenor Jardim Silveira, além de um terreno baldio próximo destas vias, na Vila Linda.
O crime ambiental ocorreu durante o feriado de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e as denúncias partiram de moradores da região. Ao atender a ocorrência, a autarquia constatou a infração e identificou as empresas envolvidas, já que as denúncias foram acompanhadas de fotos e vídeos, encaminhados pelos munícipes.
Diante do flagrante, o receptor do material recebeu um Auto de Infração Ambiental – equivalente a multa – no valor de 500 FMPs (R$ 2.014,15) e teve de efetuar a limpeza completa do resíduo disposto. A limpeza, acompanhada pelo Semasa, durou cerca de oito horas. A empresa receptora recebeu uma advertência ambiental por operar a atividade de marcenaria de forma irregular e sem licenciamento.
A empresa transportadora do material e o dono do caminhão foram multados em 5 mil FMPs (R$ 20.141,50) cada um e poderão compensar o dano mediante prestação de serviços, como recolha e destinação de resíduos em peso equivalente ao descartado. A ocorrência teve apoio da Guarda Civil Municipal e do 41º Batalhão da Polícia Militar.
O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que tem o apoio dos moradores para realizar flagrantes como este, com fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 115, 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia, ou ainda pelo Facebook do Semasa.