Amigão D’Orto acionará MP para caso do tomógrafo em Ribeirão Pires

O vereador de Ribeirão Pires, Humberto D’Orto (PTC), conhecido como Amigão, afirmou em entrevista ao RDtv nesta sexta-feira (22/11) que nos próximos dias deverá acionar o Ministério Público para intervir no caso do tomógrafo “escondido”, encontrado em uma sala do Complexo Hospitalar Santa Luzia, na última quarta-feira (20/11).

A decisão se deu após o vereador tentar fiscalizar a informação, pedir para abrirem a porta e os funcionários da unidade de saúde negarem abertura do local. Amigão acionou a Polícia Militar pelo 190, e mesmo com a presença dos policiais, não teve acesso autorizado. Sem sucesso, se dirigiu até a delegacia para registrar Boletim de Ocorrência.

Na quinta-feira (22/11) o vereador protocolou requerimento na Câmara Municipal com convocação da secretária de Saúde, Patrícia Aparecida de Freitas para esclarecer o ocorrido. Com a negativa de nove vereadores, a presença de Patrícia foi rejeitada e Amigão prometeu entrar com o caso no Ministério Público nos próximos dias. “Vou buscar o Ministério Público para que esse assunto seja esclarecido. Estamos falando de um aparelho ‘doado’ em 2009, que até agora está embalado em um local inapropriado”, disse.

Entenda o caso

Ribeirão Pires encontrou, na última terça-feira (19/11), um aparelho de tomografia em uma sala sem porta e com janela em uma área do Complexo Hospitalar Santa Luzia – espaço que está com obras paralisadas há seis anos e aguarda liberação de recursos para continuidade das intervenções.

O equipamento encontrado apresenta etiqueta que indica que o tomógrafo é de responsabilidade da Prefeitura de São Caetano, entretanto, em nota, a Prefeitura sãocaetanense afirmou que, em 2009, fez a doação do aparelho para Ribeirão Pires. O assunto veio à tona quando o vereador recebeu denúncias com relatos sobre o ocorrido e visitou o espaço para confirmar as informações.

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Pires afirmou que o aparelho foi localizado na terça-feira por um funcionário da equipe de manutenção da Secretaria de Saúde e que foi aberto processo de sindicância interna para apurar o caso. Não se sabe desde quando o equipamento estava no local.

O aparelho de tomografia é indicado para exames rápidos de detecção em ossos, órgãos e outras estruturas do corpo, além de investigar nódulos ou tumores e vasos pulmonares e cerebrais.

Receba diariamente o RD em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para 11 94984-9581 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.

Comentários