ABC - quarta-feira , 8 de maio de 2024

Mercado de franquias cresce 11,5% na região

Na contramão de um cenário de instabilidades, o mercado de franquias cresce disparadamente no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que, no primeiro semestre de 2019, a região contabilizou alta de 11,5% nas redes de franquia (1.120 no ano passado contra 1.232 redes este ano). Já em relação ao número de unidades espalhadas pelas sete cidades, a alta foi de 12,4%, com 2.336 lojas no primeiro semestre deste ano contra 2.102 empreendimentos em 2018.

Um movimento mais intenso de expansão de franquias para o interior – a chamada interiorização – fora das capitais Rio de Janeiro e São Paulo – fez com que Santo André e São Bernardo disparassem nos negócios e entrassem na conta dos 30 municípios com maior crescimento em unidades e redes do Brasil, em 18º e 16º lugares no ranking respectivamente.

Newsletter RD

A pesquisa apontou que até o ano passado, 328 redes de franquia atuavam em Santo André, enquanto neste ano pelo menos 367 redes estão em funcionamento, salto de 12%. Em São Bernardo a variação também foi expressiva, eram 219 redes atuantes em 2018 contra 353 franquias ativas neste ano, alta de 11%.

(Foto: Divulgação)

A rede especializada em cookies, Mr. Cheney é uma das franquias em ampliação no Brasil e consolidada em São Bernardo. Com 38 operações em funcionamento no Estado, a marca também está presente em espaço de 70m² no Golden Square Shopping – sob responsabilidade dos sócios Anderson Gallo e Rubem Balan.

Instalada em 2016 com custo médio de R$ 450 mil, a franquia fez com que os sócios atingissem o objetivo de atender a demanda solicitada pelos clientes da região com franquia em formato loja. “Recebemos tantos pedidos em nossa outra unidade (shopping Morumbi Town), que tivemos que vir para São Bernardo montar nosso próprio negócio. Espaço moderno, amplo e que atende demanda não só da região, mas inclusive de São Paulo, estamos mais do que satisfeitos”, afirma Gallo.

Já o sócio Rubem Balan, que é natural de São Bernardo, justifica que a expansão garantiu o sucesso do empreendimento, garantido pelo feedback dos clientes que prezam atendimento qualificado e produtos americanos com “sabor inconfundível”, como cookies, tortas e salgados. “Os produtos em geral são muito bem aceitos pelos clientes, e isso faz com que o movimento seja bom e frequente”, garante.

Apesar da grande concorrência no segmento de alimentação na cidade, com 277 unidades (34% do total de franquias), a projeção da ABF para é de crescimento anual, o que anima os empreendedores do setor. “Esperamos que 2020 seja um ano ainda melhor que esse e que possamos contar com crescimento nas vendas”, projeta.

Em Diadema o setor de franquias apresentou alta de 2% no período, com crescimento de 109 para 111 redes franquiadas e 185 para 198 lojas espalhadas. Em Mauá, o crescimento foi de 13%, com 115 redes no primeiro semestre do ano passado contra 130 este ano, de 170 para 194 lojas ativas. Já Ribeirão Pires teve alta de 16%, de 38 para 44 redes franqueadas (48 para 54 lojas).

Rio Grande da Serra contava com cinco redes de franquia na cidade no ano passado, e este ano subiu para seis, variação de 20%, enquanto em São Caetano, a diferença foi de 11%, com 206 redes no ano passado contra 221 este ano, aumento de 287 lojas em 2018 para 313 em 2019.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes