Toda quinta-feira, a aula para os alunos da EMEB José Rodrigues Pinto se torna diferente com a prática de meditação e autoconhecimento. A aula começa com uma atividade lúdica sobre valores humanos, como cooperação. Em seguida, as crianças participam de uma roda de conversa para promover reflexão sobre o valor em questão. Após dialogarem sobre o assunto, a instrutora e coordenadora da Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais, Arte e Ciências (AGEACAC), Karla Christina, finaliza com alguma técnica de respiração (relaxamento, respiração, concentração, imaginação).
Reduzir a ansiedade, o estresse e o comportamento agressivo, são alguns dos benefícios que a prática de meditação pode trazer. Rayssa Cristina de Souza, de 8 anos, chegou para aula um pouco agitada, mas depois atingiu bons resultados. “Acho as aulas legais. Me sinto mais feliz, controlada e disposta a fazer coisas boas”.
“A gente aprende coisas novas nas aulas de meditação. É muito legal. Me sinto mais relaxado, feliz e concentrado”, contou o aluno Eduardo Guimarães dos Santos.
A instrutora Karla Christina ressalta a diferença no comportamento das crianças desde que o projeto teve início, em 2017. “As oficinas de autoconhecimento, as reflexões sobre valores humanos e a meditação são ferramentas para promover a saúde emocional, criar cultura de paz dentro das escolas e formar cidadãos conscientes e preparados para contribuir com a construção de uma sociedade melhor, humana e feliz”, explicou Karla Christina.
O projeto piloto é resultado da parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais, Arte e Ciências (AGEACAC) e já alcançou mais de mil pessoas entre cursos, workshops e formação.
“A meditação oferece vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Estudos comprovam melhora na qualidade do sono, redução da ansiedade, alívio das tensões, entre outros. O objetivo é que essa parceria com a AGEACAC cresça cada vez mais. Com o curso do Fundo Social já formamos quatro turmas com profissionais da Saúde”, ressaltou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha.
Fruto de uma das formações realizada para os profissionais da Saúde, a UBS Vila Nogueira realiza a prática com crianças que tem dificuldades de concentração e aprendizado e falta de atenção. As atividades são realizadas quinzenalmente pela psicóloga Emilin Arienti e pela fonoaudióloga Luciana Roveri.
Para participar do grupo de meditação da UBS Vila Nogueira, os candidatos são avaliados pelas profissionais que realizam dois encontros e uma entrevista com os pais para selecionar os casos indicados para a prática.
“Nesses encontros, trabalhamos vários temas, como o desenvolvimento neuropsicomotor, a importância de dar limites com afeto para as crianças, criar uma rotina saudável e orientar sobre dinâmica familiar”, ressaltou a psicóloga Emilin Arienti.
“Os pais participam das sessões com o objetivo de tornar a meditação um hábito no núcleo familiar. Os filhos são reflexos dos pais, então a participação em conjunto é importante”, destacou a fonoaudióloga Luciana Roveri.
Carlos Henrique dos Reis, de 5 anos, demorou para se acalmar na primeira sessão de meditação. “Ele é agitado. Fiquei feliz quando vi que ele se concentrou na meditação”, contou a mãe Cristina de Jesus Araújo dos Reis.
Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem práticas de meditação não só para crianças, mas para adultos, quando indicadas pelos profissionais da Saúde.