
O inverno acaba somente dia 23 de setembro, mas o comércio já faz liquidações para desovar o estoque. O destaque vai para itens da moda, como jaquetas e casacos, além de calçados com descontos atrativos, que podem chegar a 70%. É o caso da loja Águia Shoes, em São Bernardo. O gerente Iago Augusto Menezes havia programado a liquidação de inverno somente a partir do Dia dos Pais, 11 de agosto, mas devido à procura por liquidação parte do estoque foi remarcada com 70% off.
Quem for à loja pode economizar mais de R$ 20 na compra de peças de vestuário e calçados. Moletons que custavam R$ 69,90 agora saem por 49,90, tricôs de 49,90 por R$ 29, casacos de R$ 99 por R$ 69 e sapatilhas de R$ 49 por R$ 29. Em uma semana de oferta, Menezes declara que já foi possível ver retorno. “Se vendíamos 10 peças antes da liquidação, agora saem ao menos 140”, conta.
Otimista, o gerente projeta alta de 25% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “A ideia é que, após dia 11, quando mais peças entrarem em liquidação, possamos crescer ainda mais”, acrescenta.
Especializada em moda multimarca feminina, a loja Eliana Maza, em Santo André, abriu liquidação dia 15 de julho, com descontos que chegam a 50%, além de facilidades no pagamento em até cinco vezes. Blusas que custavam R$ 240 saem por R$ 120, enquanto calças passaram de R$ 200 para R$ 100. “A instabilidade do inverno prejudicou as vendas, mas de qualquer forma já tivemos aumento de pelo menos 30% com as liquidações”, diz a diretora Eliana Maza. Com o Dia dos Pais, a esperança é que as vendas acelerem mais. “As mulheres querem ficar bonitas e, com isso, o movimento deve crescer ainda mais”, diz. As promoções vão até dia 31.
Em Ribeirão Pires, a loja multimarcas Insensatez, da empreendedora Neuma Alves, liquida mais de 1,5 mil peças de outono/inverno. Quem compra uma ou duas peças tem desconto de 20% e quem leva três ganha 30% e quatro, 40%.
Roupas de R$ 139 baixaram para R$ 111, e se a cliente levar três peças paga R$ 97 cada. Além disso, quem compra peças antes do Dia dos Pais participa da promoção da loja. “Acima de R$ 100, a consumidora concorre a duas cestas básicas, uma delas para uma família carente que escolher”, explica.
A expectativa de Neuma é aumentar em 20% as vendas em relação ao ano passado e faturar no mínimo R$ 30 mil até o fim das liquidações. “As vendas neste ano foram bem fracas, mais do que no ano passado inclusive. Por isso, investimos em liquidações em variadas peças da loja”, diz.
Procon orienta
Planejar as compras em período de promoções pode não ser fácil, principalmente para consumidores que trabalham com cartões de crédito. Por este motivo, o coordenador do Procon de Diadema, Wanderley Smelan, orienta que, além de pesquisar preços, é fundamental verificar a veracidade das ofertas, principalmente as que garantem descontos elevados.
Na visão de Smelan, gôndolas, cabides ou prateleiras também podem enganar com estratégias que conquistam os consumidores pelos valores iniciais. “Cuidado quando ler o ‘a partir de’, pois na maioria das vezes as peças mais baratas já foram vendidas, mas permanecem com a descrição para chamar atenção”, ensina.
A qualidade dos produtos e a real necessidade da compra também devem ser consideradas. “Não devemos comprar produtos sem precisar, só por estarem na promoção. O cliente pode cair nas armadilhas do parcelamento e ficar endividado”, acrescenta.
Antes da compra, a orientação é questionar a política de troca do estabelecimento, o que garante a substituição dos produtos. “Verifique com o lojista se trabalham com trocas e peça carimbo na nota fiscal com a data limite para substituição, isso garante o direito do consumidor até mesmo fora do período de oferta”, alerta.