O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), anunciou em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (19/6), a programação para o 13º Festival do Chocolate da cidade. A festa, que acontece às sextas, sábados e domingos, entre 10 de julho a 4 de agosto, no Complexo Ayrton Senna, tem como principais apostas o aumento de doces nas barracas e a mescla de gêneros musicais.
Diferente das últimas edições quando o pop e o sertanejo sobressaíram, o 13º festival investiu principalmente no pagode, com shows de Thiaguinho, Dilsinho, Diogo Nogueira e Leci Brandão. Além deles, vários cantores, de diferentes ritmos musicais também fazem parte da programação, entre eles Blitz (rock), Falamansa (forró), Iza (pop), Lucas Lucco (sertanejo), Melim (Reggae/MPB) e Yasmin Santos (sertanejo).
A programação para o público infantil, assim como as atrações do Palco 2 – espaço destinado a artistas locais – ainda não foram informados pela Prefeitura de Ribeirão Pires, e devem ser divulgados oficialmente na próxima semana.
Gastronomia
Com investimento de R$ 1 milhão dos cofres públicos, a festança contará com 45 barracas gastronômicas, sendo 17 delas com opções salgadas (lanches de pernil, batata frita, churrasco, espetinhos, comida oriental, etc), 13 barracas com doces (espetos de chocolate, fondues, maçã do amor, tabletes de chocolate, sorvete frito, estrogonofe de chocolate, crepes, etc) e outras 15 barracas de artesanato. “Este ano vamos investir ainda mais na gastronomia. Agora, além das 13 barracas de doces, as barracas de salgados também terão que vender produtos feitos com chocolate”, garante o vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon.
Segurança
Para a segurança dos participantes, a festa contará ainda com uma equipe formada por 120 funcionários entre Guardas Civis Municipais (GCM), Policiais Militares (PM), equipes de resgate do SAMU, Defesa Civil e Trânsito, que serão responsáveis ainda por fazer o controle das avenidas principais de acesso para o evento. “Teremos equipes especializadas para auxiliar não só os moradores da cidade, mas também quem vem de fora prestigiar o evento”, afirma o prefeito Kiko Teixeira. Entre as avenidas que receberão interceptações para o Festival do Chocolate está a avenida Prefeito Valdírio Prisco, que fechará ao menos duas horas antes do início do Festival e ficará aberta somente para pedestres.
Visitantes
A 13ª edição do Festival do Chocolate contará com espaço para receptivo dos visitantes. Além do CIT – Centro de Informações Turísticas, localizado na Rua Miguel Prisco, 288 – Centro, durante o período do evento a cidade contará com mais dois locais para acolhimento de turistas: próximo ao Terminal Ferroviário e dentro do próprio evento.
Ingressos
O ingresso para as atrações principais da festa serão, em mais uma edição, trocados por 1 kg de alimento não perecível, destinados a entidades assistenciais. Datas e locais de troca das entradas também serão divulgados nos próximos dias. Para quem deseja adquirir o ingresso em outra cidade da região, a administração adianta que o Consórcio Intermunicipal do ABC também disponibilizará a troca de convites.
“O Festival do Chocolate é um evento cultural, de entretenimento, mas também é o fortalecimento da nossa maior vocação: o turismo”, acrescentou o prefeito Kiko Teixeira. A expectativa é que, assim como no último ano, ao menos 100 mil pessoas passem pela festa.
Confira a programação dos shows principais:
19/7 – Thiaguinho
20/7 – Blitz
21/7 – Melim
26/7 – Yasmin Santos
27/7 – Leci Brandão e Diogo Nogueira
28/7 – Lucas Lucco
2/8 – Falamansa
3/8 – Iza
4/8 – Dilsinho
Endereço: Avenida Prefeito Valdírio Prisco 193 – Complexo Ayrton Senna – Centro – Ribeirão Pires.
Comerciantes – A ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires é a responsável pela administração dos comércios dentro do evento. Está disponível na instituição, até 24 de junho, às 14h, o Manual de Normas e Procedimentos para inscrições de comerciantes interessados na locação de chalés no 13º Festival do Chocolate. As inscrições devem ser realizadas na sede da ACIARP – Rua Afonso Zampol, 70 – Centro, entre os dias 25 e 27 de junho. Informações: 2595-0200.