No dia 6 de outubro, o jornalista George Garcia Tavares, de Diadema, comprou móveis novos para a cozinha de sua sogra, no site da Marabraz. No entanto, a loja de departamento excedeu a data limite de entrega, que teria de ser feita no dia 30 de novembro e até momento, após cobrar a instituição pelo menos três vezes, segue a espera do produto comprado. Procurada pela equipe do Repórter Diário, a Marabraz não retornou aos questionamentos até o fechamento da matéria.
George conta que efetuou o pagamento da primeira parcela do produto, entrou em contato com a transportadora do estabelecimento para entender o atraso e, embora tenha recebido a promessa que o produto seria entregue nesta sexta-feira (7/12), continua de mãos atadas. “Minha sogra está sem lugar para guardar os copos e os garfos por conta dessa demora. Era para ser um presente, mas virou uma verdadeira dor de cabeça”, reclama indignado.
O coordenador do Procon em Diadema, Wanderley Smelan, explica que se a loja não entregar as mercadorias adquiridas no prazo combinado, o consumidor não é obrigado a aceitar a entrega atrasada e deve exigir solução. “Se não cumprem a oferta cabe até ação criminal por apropriação indébita (apoderamento de coisa alheia)”, explica. Caso aconteça, a recomendação de Wanderley é que o cliente se dirija ao Procon, registrar reclamação direta sobre a cobrança indevida e pedir ressarcimento. “O consumidor tem total direito a indenização e é obrigação da empresa ressarcir o valor total e em algumas vezes até devolver o dobro”, acrescenta.
Em caso de equipamentos adquiridos para fins profissionais, em caso de atraso na entrega, se o ato causar prejuízo ao cliente, é possível solicitar indenização pelos danos materiais sofridos.
Nota da Marabraz enviada à redação no dia 12/12/2018
A Marabraz lamenta pelo inconveniente e confirma que, após notificar o consumidor, a entrega foi realizada. Aproveitamos para reforçar que todas as ocorrências são compartilhadas internamente para que os times trabalhem a fim de proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência de compra e otimizar cada vez mais nossos serviços.