A Semana Santa se aproxima, católicos ficam sete dias sem consumir carne e frango como forma de devoção a história de Jesus Cristo. Como o substituto, o peixe é o principal alvo das compras nesta época. Ao RDtv o concessionário da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Carlos Ramos, e o engenheiro agrônomo Fábio Vezzá de Bedetto, comentaram sobre os principais peixes à venda. Para Ramos, o mercado apresenta valores estabilizados em comparação ao ano passado.
“O mercado está bem estabilizado em relação ao preço. A sardinha, que teve sua pesca liberada, pois ficou proibida por cinco meses, é um peixe que consegue ter um preço mias justo e assim estabiliza o preço do pescado”, aponta Carlos Ramos.
O peixeiro aponta que as sardinhas sempre foram a principal opção para as famílias de baixa renda em épocas de Semana Santa. Mas diferente de outros anos quando este peixe acaba comprado com muita antecedência, a expectativa é que tenha um maior número de unidades mesmo nos dias anteriores à Páscoa. O valor médio, segundo Ramos, é de R$ 14.
Sobre o bacalhau, um dos peixes mais procurados nesta época, um dos complicadores para seu valor é a importação. Neste caso, este peixe é oriundo da Noruega e de Portugal, o que deixa o preço ainda mais salgado. O especialista aponta que o melhor tipo é o Gadus Morhua, que chega a ser encontrado por R$ 135. Outra opção é o Gadus Macrocephalus, que tem uma carne branca.
Carlos Ramos aponta que não há necessidade de uma compra extremamente antecipada para os peixes. A ideia é comprar dois ou três dias antes do preparo. “É muito desgastante para o consumidor. Ele corre o risco de pagar mais caro, de não ter o produto, de ser mal atendido e do peixe não está bom durante o movimento mais tranquilo”.
Ovos de Páscoa
Outra iguaria procurada neste ano são os ovos de chocolate. Fábio relata que a pesquisa feita em mercados de Santo André aponta uma variação de preço que chega a 400% em relação ao ano passado. Uma das dicas do engenheiro agrônomo é apostar na criatividade e comprar barras de chocolate ou mesmo realizar a compra nos atacarejos, que tem maior quantidade, mas como preço menor.
Outra dica é fazer a compra dos ovos caseiros, com pessoas do seu bairro. Muitas vezes se compra um ovo que já consegue agradar a todos os familiares.