ABC - quinta-feira , 16 de maio de 2024

Síria diz que houve alarme falso, após citar ataque estrangeiro hoje no país

Um alarme falso ativou os sistemas de defesa aérea da Síria mais cedo nesta terça-feira, afirmou a imprensa estatal do país. Com isso, o regime de Bashar al-Assad negou a versão anterior de que teria havido uma “agressão estrangeira” com ataques aéreos, em uma mostra da natureza múltipla e mesmo caótica dos confrontos locais.

Horas antes, a imprensa estatal havia dito que o país enfrentou outro ataque, derrubando mísseis na região central de Homs e em um subúrbio de Damasco, antes do anoitecer. Não foi informado quem seria o autor do ataque, que ocorreria dias após os Estados Unidos, o Reino Unido e a França lançarem mísseis contra locais usados para a fabricação de armas químicas no país. Os três países culpam o regime de Bashar al-Assad por um suposto ataque com armas químicas neste mês perto da capital.

Newsletter RD

O Centro de Mídia Sírio chegou a afirmar que seis mísseis foram lançados na base aérea Shayrat, em Homs, acrescentando que as forças locais derrubaram a maior parte deles. O mesmo meio ainda falou sobre outro ataque aéreo na base aérea de Dumayr, um subúrbio de Damasco.

O Pentágono negou qualquer atividade militar americana na área. Israel não comentou o assunto – o país muitas vezes realiza ataques aéreos na Síria, mas raramente os assume.

Horas depois, a TV síria divulgou o comunicado militar segundo o qual teria havido um “falso alarme”, sem dar mais detalhes. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes