ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

São Bernardo estima entrega de corredores de ônibus a partir de 2020

Orlando Morando projeta até 36 meses para entrega das obras. (Foto: Pedro Diogo).

Com perspectiva de finalizar as obras a partir de 2020, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), assinou, nesta quarta-feira (14), a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos para construções de quatro corredores exclusivos de ônibus e mais um terminal. Ao todo, as vias terão 18,95 quilômetros de extensão, com plataformas centrais e os cinco lotes terão custo total de R$ 135,2 milhões.

Todo o investimento em torno das obras é proveniente por parte da verba de US$ 125 milhões – cotados hoje em R$ 403,4 milhões – do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para investimentos na melhoria da estrutura viária de transporte coletivo, pelo convênio assinado em 2014. Estão inclusos na ordem de serviço os corredores São Pedro, Rotary, Castelo Branco e Galvão Bueno e o Terminal Batistini.

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Durante o ato da assinatura da autorização para o início das obras, Morando reconheceu que atualmente, o transporte coletivo não é capaz de motivar o morador a deixar o carro na garagem e optar pelo ônibus. Segundo o prefeito, a partir dos novos corredores, a estimativa pela redução do tempo de viagem será de aproximadamente 40%, o que pode reverter o atual cenário de preferência pelo transporte individual.

“O modelo brasileiro, hoje, empurra o usuário ao transporte individualizado. Quase obriga, na verdade. Então quem pode, tem mais de um carro hoje, para não ser pego no rodízio. Quando idealizarmos esse grande projeto, além dos outros 42 quilômetros de corredores já programados, será inegável que o transporte público terá em qualidade e tempo muito mais vantajoso que o carro”, projetou o prefeito.

Originalmente, o prazo para entrega das cinco obras estava estimada em 24 meses – até fevereiro de 2020 –, porém, Morando optou pela cautela ao falar da data do início dos trabalhos, prevendo os trâmites para desapropriações de imóveis durante os serviços. Portanto, o prefeito trabalha na hipótese dos empreendimentos serem entregues à população em até 36 meses, no começo de 2021, já além de seu atual mandato.

Ao todo, cada um dos cinco lotes tem empresas diferentes para a realização das obras. O processo licitatório teve início em setembro. Além desses corredores, o governo espera entregar ainda neste semestre as vias exclusivas nas avenidas João Firmino, Vergueiro e Pery Ronchetti.

Todos os corredores terão plataformas centrais e precisarão de coletivos com portas à esquerda. A SBCTrans (São Bernardo do Campo Transportes), concessionária responsável pelas 61 linhas municipais, iniciou a reforma dos 25 ônibus articulados – entregues em 2014 –, para percorrem as vias. O governo negocia com a empresa a compra de mais 10 veículos com o mesmo padrão de embarque e desembarque.

Parte da frota será adaptada com porta à esquerda para percorrer corredores. (Foto: Pedro Diogo)

Corredor São Pedro

O corredor da Vila São Pedro ficará sob responsabilidade do Consórcio Versátil-DP Barros SBC, composto pelas empresas Versátil Engenharia e pela DP Barros Pavimentação e Construção. Os serviços estão estimados em R$ 48,9 milhões. A via terá extensão de seis quilômetros e passará ruas dos Vianas e Saracantan, e avenidas Pery Ronchetti, Dom Pedro de Alcântara, além de parte da Luiz Pequini.

Corredor Rotary

Por sua vez, o corredor Rotary será construído pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções, sob o custo de custo de R$ 16,2 milhões. A via terá comprimento de aproximadamente 2,4 quilômetros, a partir da Praça Miguel Etchenique – próxima à unidade da rede de supermercados Walmart – e passará pelas avenidas Rotary, Luiz Pequini até as rua dos Vianas, próxima à divisa com Santo André.

Corredor Castelo Branco

O corredor Castelo Branco terá percurso de 4,25 quilômetros e terá tocado pela construtora Kamilos, ao valor de R$ 30,7 milhões. O empreendimento percorrerá pela avenida Humberto de Alencar Castelo Branco. A via partirá a partir da Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção até as proximidades do Terminal Metropolitano Piraporinha, na divisa com Diadema.

Corredor Galvão Bueno

Com 31 paradas de ônibus previstas, o corredor Galvão Bueno terá percurso 6,3 quilômetros. A estrutura estará nas mãos da empresa Souza Compec Engenharia e Construções, com custos de R$ 16,3 milhões. A via estará localizada entre a estrada Cama Patente (próxima à rodovia dos Imigrantes e Rodoanel) e a via Anchieta, percorrendo o eixo constituído pela estrada Galvão Bueno e pela avenida Maria Servidei Demarchi.

Terminal Batistini

O Terminal Batistini será construído em uma área de cerca de 3.200 metros quadrados. As obras serão executadas ETC Empreendimentos e Tecnologia, com custos de R$ 22,9 milhões. No projeto, a estação contará com quatro linhas alimentadoras, provenientes dos bairros até o terminal, e três linhas troncais, com destino aos bairros Industrial, Taboão e Jordanópolis. Também não foi localizado o cronograma físico-financeiro desse empreendimento.

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