Mais uma vez as reclamações em torno do transporte viram pauta em uma edição do RD. Mais especificamente em torno das multas aplicadas às empresas que gerenciam o transporte público nas sete cidades do ABC. Ficou nítido em nosso levantamento que mesmo com a aplicação de sanções, estamos muito longe da melhora efetiva do serviço prestado para a população.
Temos a tendência de pensar que quando uma empresa sofre no bolso por alguma situação na qual errou, uma melhora efetiva acontece. Mas no caso do serviço público, mais especificamente no transporte, isso pouco acontece. A demora na passagem de ônibus em algumas linhas, a falta de manutenção de alguns veículos e até a falta de cuidado com o passageiro, principalmente o idoso, são reclamações frequentes de quem precisa do serviço para chegar ao local de trabalho, do médico ou de estudo.
A questão é que mais uma vez temos de bater na tecla de que o poder público precisa se mexer para que a melhora no transporte aconteça. Até quando vão passar prefeitos e secretários de vários partidos, de várias ideologias e de vários pensamentos políticos, e nada vai acontecer de bom nesta área? Até quando as empresas serão mantidas no comando da área sem apresentar qualquer tipo de melhora?
A população paga cada vez mais caro, tanto em impostos quanto na tarifa do transporte público, e já passou da hora de ser compensada. No caso contrário, cada vez mais reclamações vão surgir, multas serão aplicadas e matérias serão realizadas. Respeito ao usuário, por favor.