
A feijoada é o prato preferido da maioria dos brasileiros, mas a preparação exige muita paciência e domínio para ser gostosa: comprar os ingredientes certos, dessalgar as carnes (sempre frescas), deixar o feijão curtir, preparar os acompanhamentos e, só então, servir. Mas para quem gosta de desafios e de por a mão na massa abraçar a empreitada é um prazer. A jornalista Fabiana Cotrim acaba de entrar neste mercado e com viés da inovação: preparar a feijoada no balde para entrega em domicílios do ABC.
A Feijuca da Fabi é um projeto de 16 anos. Uma feijoada leve, aprovada por amigos, clientes e familiares. “Eu sempre faço para o pessoal de casa porque ninguém come feijoada a não ser a minha. Em um aniversário eu resolvi que não ia fazer feijuca, então resolveram pagar só pra ter o prato. Foi quando comecei a projetar a ideia de trabalhar com isso”, conta Fabi que se inspirou, ainda, num estabelecimento em Manaus, que serve feijoada no balde.
A feijoada chega num balde próprio para alimentos e separado dos demais acompanhamentos. “É uma feijoada gourmet, nós não vendemos marmitex. O cliente monta o prato na hora e como quiser. Há quem gosta com arroz, outros preferem apenas com vinagrete e farofa”, diz. Mas o segredo é o uso e tratamento de carnes menos gordurosas, como lombinho, bacon, costelinha, carne seca, paio e linguiça. “Eu tiro toda a gordura da carne e quando coloco para encorpar, ela não fica no feijão. Frito a linguiça e o paio para soltar a gordura e depois, quando está sequinha, coloco na feijoada”, afirma.
Para os fãs da feijoada tradicional, Fabi também prepara a receita com orelha e rabo de porco, servida com arroz, couve refogada, farofa e vinagrete em porções separadas. “A gente começa a dessalgar as carnes na sexta à noite, aí até sábado trocamos a água e tiramos o sal da carne para no sábado ferventarmos, tirarmos a gordura e no domingo só colocar no feijão, que é sempre feito no dia”, diz.
Para os veganos, tem a Feijuca da Fabi com brócolis, couve-flor, cenoura, tofu defumado e alho poro. Em julho, haverá entrega também para aos sábados, além de domingos, mas o pedido deve ser feito até sexta-feira. Um balde para duas pessoas (1,6 litro), independente da versão, custa R$ 70 e o balde para quatro (3,2 litros), R$ 140.
Feijuca da Fabi – Telefones 2677-1858 e 94979-4208