Diadema realiza Conferência de Vigilância em Saúde

(Foto: Mauro Pedroso)

Foi realizada nesta segunda-feira (29/05), a Conferência Livre de Vigilância em Saúde do município de Diadema. O encontro, no auditório do Quarteirão da Saúde (QS), é voltado a usuários dos serviços de saúde, conselheiros, agentes comunitários de saúde e de combate de endemias, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores, para facilitar a discussão das ações de vigilância na cidade.

Na programação, foram realizadas apresentações culturais e o painel Vigilância em Saúde: Direitos, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade. A palestra, ministrada pela médica sanitarista e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Maria Figueiredo de Souza, falou sobre a contribuição das vigilâncias na qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a da enfermeira e professora doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Maria Cristina Marques, teve como tema a influência da crise no direito a proteção sanitária.

Newsletter RD

No evento também houve uma discussão em grupos com oito eixos temáticos. Para isso, os participantes se inscreveram, no início da conferência, nos assuntos de interesse. Entre os temas debatidos estão: o papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo; acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; gestão de risco de estratégia; monitoramento de vetores e agentes causadores de doenças; participação social, entre outros.

“É muito importante à participação de todos os envolvidos. Aqui podemos debater as questões básicas de proteção e prevenção à Saúde”, avaliou Andréia Garbin, Coordenadora da Vigilância à Saúde.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes