Promover reflexão sobre as questões de consumo consciente com os alunos do ensino fundamental da rede de São Caetano. Este é o objetivo do Projeto Saber Consumir, iniciativa desenvolvida pela Fundação Procon/SP em parceria com o Procon local e a Prefeitura da cidade. A ação, inédita na região, está sendo discutida e deve ser iniciada nas escolas municipais no segundo semestre, conforme informação do diretor do Procon de São Caetano, Marco Aurélio Sanches, em entrevista ao RDtv, nesta quarta-feira (24).
O projeto desenvolve, por meio de capacitação de professores e educadores, ações para serem trabalhadas com as crianças, jovens e comunidade escolar, colaborando assim para a formação de consumidores conscientes. A formação dos multiplicadores é feita por meio de capacitação com material específico em vídeo e kits com livros sobre o assunto, caderno de atividades, além do Código de Defesa do Consumidor.
“Nós vamos formar uma rede de multiplicadores dentro das escolas municipais. A Secretaria de Educação já está analisando o material e a forma de aplicação aos alunos. Todos os painéis tem linguagem específica para cada faixa etária”, afirma Sanches.
Todo material em vídeo é apresentado por um personagem, denominado Dr. Consumex, criado para levar informações sobre o tema de maneira descontraída. Além de dicas e alertas, apresentam quadros de entrevistas com crianças e adolescentes, no qual o grupo é estimulado a opinar sobre questões de consumo. São vários os temas abordados para as faixas etárias contempladas, que abordam assuntos como compras pela Internet, consumo consciente, prazo de validade, publicidade enganosa, formas de pagamento, entre outros.
“É uma oportunidade para as crianças conhecerem os seus direitos e ajudar os pais com uma qualificação melhor. Ele aprende o que deve comprar, a hora certa de comprar e se é necessário comprar determinado produto”, ressalta o diretor.

Inicialmente o projeto será iniciado nas unidades de ensino municipais. Entretanto, de acordo com Sanches, a intenção do Procon é que posteriormente o projeto seja ampliado para as redes de ensino estadual e particular da cidade, já que a ideia é agregar toda a comunidade escolar.
Reclamações
O diretor também falou sobre os atendimentos realizados pela unidade do Procon de São Caetano. Para se ter uma ideia do volume, nos últimos dois anos (2015 e 2016) foram registradas cerca de 7 mil reclamações no órgão.
De janeiro a abril deste ano, foram aproximadamente 800 reclamações. No mesmo período ano passado, em torno de 900. As empresas que lideram o ranking são a Vivo, Claro, Net e Grupo Pão de Açúcar.
“Conseguimos resolver cerca de 30% das reclamações já no primeiro encontro com o consumidor, por contato telefônico com as empresas”, diz.
Quando o assunto não é resolvido pelo Procon no primeiro contato, o órgão prepara e envia carta para a empresa, com prazo estipulado, visando uma solução. Na terceira etapa, caso o problema não seja resolvido, é adotado o processo de conciliação entre as partes.