O prefeito eleito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), o vice-prefeito eleito Luiz Zacarias (PTB) e os 21 vereadores eleitos, foram diplomados nesta quarta-feira (14) na Câmara Municipal. Foi a primeira cidade do ABC onde ocorreu diplomação.
Entre os vereadores diplomados estão Zezão (PDT) e Alemão Duarte (PT), que conquistaram cadeiras no Legislativo depois que Montorinho (PT) e José Araújo (PSD) tiveram as candidaturas indeferidas. Rautenberg (PRB) foi o único que não compareceu no evento.
Nesta quinta-feira, Paulinho vai fazer o primeiro anúncio de secretariado. A maioria dos integrantes do primeiro escalão será conhecida.
O prefeito eleito também vai divulgar como ficará a estrutura de governo – serão divulgadas as secretarias que deixarão de existir ou que serão fundidas com outras pastas. As secretarias de Comunicação e de Governo são duas das pastas que deixarão de existir.
A promessa de Paulinho é cortar 40% dos cerca de 500 comissionados. O tucano ainda promete colocar em dia as contas da administração municipal.

“Queremos dentro dos 100 primeiros dias de governo voltar a pagar em dia os fornecedores. Hoje tem um déficit operacional, todo mês a Prefeitura gasta R$ 8 milhões a mais do que arrecada. Este é o primeiro desafio. Mais grave até do que a dívida que vai ficar, que vai passar dos R$ 300 milhões”, afirma o tucano.
A transição entre governos está terminando. De acordo com Paulinho, um relatório final estará pronto até a próxima sexta-feira (16), dando por encerrado oficialmente o processo de troca de informações entre as equipes do atual e do futuro governo.
Secretários
Alguns nomes são dados como certos no primeiro escalão de Paulinho, como Ailton Lima (que deve assumir Desenvolvimento Econômico), Edson Sardano (favorito para Segurança), Dinah Zekcer (cotada para Educação) e Donizeti Pereira (que deve comandar a nova Secretaria do Meio Ambiente). Coordenador da comissão de transição e homem de confiança do prefeito eleito, Leandro Petrin deve ter posição de destaque no secretariado.