Durante sua participação na sabatina da Rádio ABC com participação da equipe do Repórter Diário, o deputado estadual e candidato prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), afirmou que processará o vereador Antônio Cabrera (PSB) por falsa notícia de envolvimento do tucano em suspeitas de corrupção no governo estadual. Durante a entrevista concedida nesta terça-feira (25), o parlamentar prometeu criar uma coordenadoria para ouvir a população durante sua gestão, caso seja eleito.
“Nós temos um fato triste, saiu nos jornais que coordenador de campanha de Alex Manente (PPS), o vereador Cabrera alterou uma nota da jornalista Vera Magalhães, do Estadão, tentando me incriminar. Já entrei com uma representação eleitoral e criminal contra o Cabrera. Este é o tipo de campanha que estamos combatendo”, afirmou.
A notícia que foi divulgada pelo Diário do Grande ABC foi em relação a uma nota de Vera sobre a negociação de delação premiada do ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, que está preocupando a cúpula do PSDB paulista. A alteração feita acrescentou o seguinte texto. “Orlando Morando, um dos expoentes tucanos e muito próximo de José Serra, é um dos possíveis citados nesta delação”.
A postagem chegou às mãos de Morando através de um assessor que recebeu a notícia através do Whatsapp. Após ver o erro, Cabrera pediu para que a mensagem não fosse mais repassada, mas já era tarde e a mesma já havia se espalhado pelas redes sociais. “Tinha Cabrera como alguém que respeitava, mas agora perdi o respeito que tinha por ele”, afirmou o tucano.

Participação popular
Questionado sobre qual seria o mecanismo utilizado para que a população participasse ativamente de seu governo, Orlando Morando afirmou que recriará a Coordenadoria de Ações Comunitárias e fez críticas ao programa de Orçamento Participativo, utilizado pela gestão do prefeito Luiz Marinho (PT).
“Não vamos usar o Orçamento Participativo, porque esse modelo deu errado. As pessoas estavam indo as reuniões, mas não podiam apresentar nada e quando o cidadão questionava, em alguns casos, o cidadão era retirado pela GCM com ordens do prefeito”, afirmou Morando que prometeu acabar com a secretaria de Orçamento Participativo, considerada a mais forte da atual gestão.
Sabatinas
A Rádio ABC promove mais duas sabatinas, desta vez entre os candidatos a prefeito de Santo André. Nesta quarta-feira (26), Paulo Serra (PSDB) participará do encontro e na quinta-feira (27), será a vez do atual gestor andreense, Carlos Grana (PT). Ambas começam ás 8h.