Os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), trazem ao mesmo tempo notícias positivas e negativas para o ABC.
É motivo de comemoração o fato de todas as cidades da região terem alcançado a meta do índice no primeiro ciclo do ensino fundamental. Cada município, dentro da sua realidade educacional e de limites de investimento, conseguiu atingir os objetivos.
Por outro lado, as metas para o segundo ciclo do ensino fundamental não foram alcançadas, o que mostra que ainda há um caminho importante a percorrer. Medido de dois em dois anos, o Ideb estabelece metas mais exigentes a cada biênio, o que obriga que municípios e Estados se esforcem para que a qualidade não caia.
Cabe aos gestores adotarem estratégias eficientes para diminuir a diferença significativa dos desempenhos dos dois ciclos do fundamental. A dificuldade de adaptação dos alunos na mudança de um ciclo para outro é uma das explicações para a queda de avaliação, e deve estar no foco de atuação de professores, diretores e administradores públicos.
O desafio dos municípios é manter os avanços conquistados e focar nas deficiências da educação evidenciadas pelo Ideb. O desempenho positivo observado no primeiro ciclo mostra que a região tem condições de melhorar a educação como um todo. O próximo Ideb vai revelar se o ABC fez a lição de casa.