
A Fundação Santo André é parceira na coordenação e realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2024, evento promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sendo a maior competição científica do país, reunindo mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas.
A competição deste ano irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.
O estudante de engenharia mecânica da Fundação Santo André, Eduardo Pereira dos Santos, foi premiado em 2023, conquistou a bolsa e será professor/tutor deste programa, que terá início no dia 20/04 (sábado) às 9 horas no Campus da Fundação Santo André. Neste ano, a olimpíada homenageia os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o alto nível de produção científica no Brasil.
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.