Aprenda a preparar a farinha da casca do maracujá e conheça seus benefícios

farinha-de-maracuja1O maracujá é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora, muito comum nas zonas tropicais e subtropicais. Conhecido por suas propriedades calmantes e sabor azedo, ele também é 100% aproveitável, da casca à polpa, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Nutricionista Karina Reis explica os benefícios e propriedades nutritivas dessa fruta tão apreciada pelos brasileiros.

De acordo com a nutricionista, o maracujá possui diversos nutrientes, “Além de ser rico em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, sódio e potássio, ele tem ação antioxidante, ou seja, evita o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora seu funcionamento”. Devido à alta concentração de alcaloides e flavonoides ele tem função tranquilizante, “elas são substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como calmantes e relaxantes musculares, ajudando a combater a ansiedade, depressão e distúrbios do sono”, diz a nutricionista. “Lembrando que usar as folhas diretamente para fazer chá em casa não é indicado” alerta Karina. Com grande quantidade de ferro, aproximadamente 20% da necessidade diária, o maracujá também é uma rica fonte de vitamina C, “ela aumenta a capacidade de absorção de ferro”.

Newsletter RD

Com pouquíssimas calorias, sua casca tem ação emagrecedora comprovada por estudos da UFRJ, “É possível preparar uma farinha dela. Na parte branca existe uma concentração de pectina, que nada mais é do que uma fração de fibra solúvel, que durante a digestão se transforma em uma espécie de gel não digerível e por isso causa maior sensação de saciedade. Ela também reduz a velocidade com que o açúcar é absorvido pelo sangue e quanto mais lento esse processo é, mais a pessoa demora a sentir fome”, diz a nutricionista. A farinha pode ser utilizada durante as refeições, “Para quem quer emagrecer, o ideal é que a pessoa mude seus hábitos alimentares e inicie a prática de exercícios físicos leves, e a farinha pode ser utilizada para ajudar no processo de emagrecimento. Durante as principais refeições do dia, coloque uma ou duas colheres da farinha no suco ou água. Ela também pode ser incluída em iogurtes e vitaminas. A pectina carrega as gorduras e a glicose presente nos alimentos, eliminando-as pelas fezes”. Karina reforça que para facilitar esse processo, é preciso beber bastante água, no mínimo 2 litros por dia, e para os diabéticos ela também ajuda a evitar os picos de insulina.

Aprenda a preparar a farinha da casca do maracujá:

1.       Prepare um recipiente com água e bicabornato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre.

2.        Lave seis maracujás e os mergulhe no recipiente deixando-os por 20 minutos. Volte a passá-los em água corrente.

3.       Corte-os pela metade, retire a polpa e reserve para preparar um suco ou outra receita.

4.       Faça tirinhas da casca e as coloque em uma assadeira.

5.       Asse-as em forno médio por 30 minutos ou até que fiquem bem sequinhas.

6.       Após esfriar, bata-as no liquidificador ou em um processador até obter uma farinha. Passe pela peneira e reserve em um recipiente limpo e tampado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes