Avanço na produção não elimina perdas nem modifica trajetória de queda, diz IBGE

A alta de 0,4% na produção industrial em janeiro ante dezembro de 2015 interrompe uma sequência de sete meses de resultados negativos. No entanto, o bom desempenho não altera a tendência de queda para o setor, afirmou o gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.

“Num primeiro momento, essa expansão de 0,4% pode ter relação com a própria base de comparação, na medida em que são sete meses seguidos de taxas negativas (junho a dezembro de 2015). Alguns setores estão com a situação mais normalizada em termos de estoque. E o período de férias mais intenso em dezembro do ano passado com algum tipo de retomada em janeiro também pode dar uma sinalização para explicar esse ligeiro acréscimo”, disse Macedo.

Newsletter RD

Com a sequência de sete meses de resultados negativos, de junho a dezembro, a indústria acumulou uma perda de 8,7%. “Esse 0,4% não reverte a trajetória, não elimina a perda, não há nenhuma modificação dessa trajetória de queda que marca o setor industrial há algum tempo”, declarou o gerente do IBGE. “É claro que é uma situação melhor do que uma manutenção da sequência de resultados negativos, mas não sinaliza mudança”, completou.

Média móvel trimestral

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria recuou 0,9% em janeiro ante dezembro de 2015. No mês anterior, a média móvel tinha sido de queda de 1,2%.

Bens de capital

A produção da indústria de bens de capital subiu 1,3% em janeiro ante dezembro de 2015, segundo o IBGE. Na comparação com janeiro de 2015, entretanto, os bens de capital despencaram 35,9%. No acumulado em 12 meses, houve queda de 27,0% na produção de bens de capital.

Em relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou queda de 0,9% na passagem de dezembro de 2015 para janeiro de 2016. Na comparação com janeiro do ano passado, houve recuo de 11,9%. No acumulado em 12 meses, a queda é de 9,9%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, o mês de janeiro foi de queda de 2,4% ante dezembro, e recuo de 28,2% em relação a janeiro de 2015. Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve avanço de 0,3% na produção em janeiro ante dezembro, e recuo de 7,2% na comparação com janeiro do ano passado.

Para os bens intermediários, o IBGE informou que houve crescimento de 0,8% em janeiro ante dezembro. Em relação a janeiro do ano passado, houve recuo de 11,9%. No acumulado em 12 meses, o instituto observou queda de 6,0%.

Revisões

O IBGE revisou o dado da produção industrial do mês de dezembro de 2015 ante novembro, de -0,7% para -0,5%, e de novembro ante outubro, de -2,3% para -2,4%. O resultado de outubro ante setembro saiu de -0,7% para -0,8%.

A produção de bens de capital também passou por revisão. A taxa de dezembro de 2015 ante novembro saiu de -8,2% para -8,5%.

A produção de bens intermediários foi revisada de 0,7% para 0,8% em dezembro ante novembro.

A produção de bens de consumo duráveis passou de 9,4% para 8,0% na mesma comparação, e a de bens de consumo semi e não duráveis, de 0,3% para 0,2%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes