ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Partidos da base do governo preparam propostas para aumentar receitas

Partidos da base do governo vão elaborar propostas para aumentar as receitas do governo na intenção de reduzir o déficit da peça orçamentária apresentada na segunda-feira, 31, pelo Palácio do Planalto. A maior parte das bancadas deve se reunir nesta quarta-feira, 2.

Na avaliação do PT, cujos deputados reuniram-se nesta terça-feira, 1, com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, é impossível que o partido corte gastos sociais para equilibrar as contas do governo. O partido deve então intensificar a defesa da repatriação de ativos. Na conta dos petistas, a medida garantiria, “na pior expectativa”, R$ 35 bilhões, valor superior ao déficit estimado pelo governo em R$ 30,5 bilhões.

Newsletter RD

Os deputados do Pros, que também estiveram com Barbosa, voltarão a se reunir nesta quarta-feira, 2. A bancada do partido deve defender a taxação do lucro de bancos e pretende estudar que despesas discricionárias ainda podem ser cortadas e que ministérios entendem que podem ser enxugados. PSD e PMDB se reúnem nesta quarta-feira.

Oposição

Diante da negativa do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em devolver ao governo a proposta orçamentária, a oposição aposta agora na solicitação de um aditamento, indicando onde os cortes poderiam ser feitos. “O Congresso Nacional não vai fazer estes cortes”, disse o líder da Minoria, Bruno Araújo (PSDB-PE).

Caso não obtenha sucesso no pedido de aditamento, a oposição ainda precisará buscar um consenso para unir as duas correntes, a que defende a indicação de cortes severos na máquina pública e a que acredita que os parlamentares devem votar contra o Orçamento, mesmo que isso signifique uma má sinalização para o mercado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes