ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Contran adia prazo para instalar extintor ABC

O motivo para mais um adiamento é a falta do produto no mercado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou nota para informar que o prazo para que o extintor tipo ABC passe a ser obrigatório em todo o País foi novamente prorrogado, desta vez para dia 1° de julho. Por esta razão, até a data informada, nenhum motorista poderá ser multado por não contar com o equipamento dentro do carro.

O motivo para mais um adiamento é a falta do produto no mercado. A determinação inicial era para que, a partir de 1° de janeiro deste ano, todos substituíssem os extintores do tipo BC, capazes de combater apenas o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos, pelo ABC eficaz também para eliminar chamas em materiais sólidos como bancos e tapetes. Desde o início do ano, porém, os proprietários de automóveis não conseguem encontrar o novo extintor, que tem validade de cinco anos.

Newsletter RD

A partir de 1° de julho, portanto, quem for pego em circulação sem o novo equipamento cometerá infração grave, punida com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes