ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Explosão de bomba em mesquita xiita mata pelo menos 56 no Paquistão

Uma bomba explodiu numa mesquita da pequena cidade paquistanesa de Shikarpur, matando pelo menos 56 pessoas e deixando outras 31 feridas. A explosão, num templo pertencente a membros de uma seita xiita, aconteceu enquanto os fiéis se reuniam para as orações desta sexta-feira.

O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista sunita Jundullah. Os xiitas representam entre 10% e 20% da população paquistanesa, e muitos sunitas não os consideram verdadeiramente muçulmanos. Clérigos, líderes comunitários e até peregrinos são assassinados no país.

Newsletter RD

O doutor Shaukat Ali Memon, que dirige o hospital em Shikarpur para onde os mortos e feridos foram levados, passou as informações para a televisão estatal paquistanesa. Segundo ele, 50 pessoas, várias com ferimentos graves, foram levadas ao hospital, mas muitas foram transferidas para hospitais nas cidades de Larkana e Sukkur.

Num sinal da seriedade do ataque, Memon pediu aos moradores que doem sangue para os feridos. A televisão paquistanesa mostrou moradores e fiéis levando mortos e feridos para o hospital.

O ataque contra os xiitas desta sexta-feira é o pior desde janeiro de 2013, quando uma bomba explodiu na cidade de Quetta, matando 81 pessoas. Organizações de direitos humanos criticam o governo e os serviços de segurança por falharem em proteger os xiitas adequadamente e prender os responsáveis por tais ataques. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes