Região lança obras na Bienal do Livro

Editoras e autores do ABC participam da feira literária. Foto: Divulgação

Segue até domingo (31) a 23ª Bienal do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Capital. Com 333 expositores e expectativa de atrair 800 mil visitantes, a feira é o maior evento do mercado editorial do Brasil. Além de debates de ideias e fomento à leitura, a grande exposição literária reúne uma infinidade de lançamentos de 186 autores nacionais, 22 editores estrangeiros e 300 editoras, que representam 700 selos editoriais. No ABC, há vários trabalhos, de escritores, como Penélope Martins, Kiusam Oliveira, Márcia Alcântara, Cristina Galiazzi, Manoel Filho, Monicka Bauduin.

Presente pela quinta vez, a Editora Metodista expõe seis obras, sobre ciências da comunicação, empreendedorismo, políticas públicas e literatura infanto-juvenil. Os trabalhos são publicações de José Marques de Melo e também de alunos do colégio, como parte do projeto Agora é a Nossa vez. Na sétima edição, a série traz os contos tradicionais – aventura e mistério – narrados de forma diferente pelas crianças do ensino fundamental I. O projeto convida o leitor a mergulhar em um universo da fantasia por meio dos contos, das aventuras e dos mistérios criados pelas próprias.

Newsletter RD

Com a nova obra Pragmatismo Utópico na República de São Bernardo: ciências da comunicação no Brasil 1964-2014, José Marques de Melo marca espaço no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Na obra, estão reunidas evidências da efervescência política e cultural em São Bernardo, transformadas em manchetes na mídia. Trata-se de um relato de viagem pela memória seletiva do escritor, que suscita emoções, focaliza utopias e amplia as fronteiras do conhecimento.

Para crianças e adolescentes, a editora lança Agora é a nossa vez e Quebrando o Espelho, este último, uma aventura escrita por Luis Felipe Toscano, de 16 anos, que está na segunda publicação. Toscano conta uma aventura que acompanha a história de Felipe e Gabriela, dois jovens que descobrem o mundo do outro lado do espelho. Num lugar onde vivem os Opostos, nossas cópias que são psicologicamente opostas a nós, mas fisicamente iguais. Juntos a Perry Mason e aos outros guardiões, Felipe e Gabriela terão de enfrentar diversos desafios para conseguirem sair vivos dessa aventura.

Autores planejam novo título

O garoto conta que a ideia de escrever foi uma iniciativa própria, que depois foi aceita pelo colégio. “Sempre gostei muito de ler e um dia decidi começar a escrever essas histórias. Quando terminei, mostrei para a minha professora de português e ela me ajudou a levar para a editora”, explica o garoto. “Sempre fui na Bienal e nunca imaginei que um dia lançaria um livro ali. É uma sensação inexplicável”, se emociona Toscano.

Rodrigo Ramos Sathler Rosa, editor executivo da Metodista, afirma que a importância da Bienal é difícil de mensurar. “A visibilidade que a feira dá para a editora e para os autores é sensacional”, opina. A maioria dos livros da editora é escrita por professores da universidade de São Bernardo. Todas as obras da Metodista se encontram no estande da ABEU.

Uma das autoras locais, Monicka Bauduin, lança o primeiro livro na Bienal. A obra Refazendo seu mental é uma publicação de autoajuda, que traz textos com o objetivo de fortalecer mentalmente os leitores. O livro é composto por frases fortes, claras e objetivas e serve como pronto socorro para aqueles que passam por dificuldades na vida. Paulistana do bairro do Ipiranga, mas atualmente moradora de Diadema, Monicka possui três filhos e é massagista terapeuta após 10 anos de cursos de Metafísica. “Foi a partir desses estudos que saiu a ideia de fazer um livro. Comecei a juntar ideias e quando vi, já tinha bastante material para produzir uma publicação”, afirma a autora, de 47 anos.

Para Monicka, a emoção de lançar a obra na Bienal é inexplicável. “Estou muito feliz. É a finalização e a valorização de um trabalho”, comenta. Animada, a nova escritora já prepara o segundo livro. ”Ainda é muito recente, mas já estou juntando algumas frases de efeito para começar a estruturar outro livro”, adianta.

Bienal do Livro de São Paulo
Até domingo, 31 de agosto
Pavilhão Anhembi – av. Olavo Fontoura, 1.209, SP.
Visitação – sexta-feira, das 9h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 21h

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes