ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Pesquisa mostra Alckmin e Marta empatados

O tucano Geraldo Alckmin caiu 4 pontos entre agosto e novembro e está tecnicamente empatado com a petista Marta Suplicy (PT) na corrida para a Prefeitura de São Paulo, revela pesquisa Datafolha divulgada ontem. Os 1.089 eleitores ouvidos pela pesquisa na capital paulista deram 26% das intenções de votos para Alckmin, 25% para Marta, que tinha 24% na pesquisa anterior – e quem mais cresceu foi o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que subiu de 10% para 13%. Em outros cenários, a pesquisa mostra que Alckmin vence fácil se Marta não concorrer (30% a 16% contra Luiza Erundina, do PSB) e Marta ganha fácil sem o tucano (28% a 20% contra Kassab). Se Kassab ficar de fora, a vantagem de Alckmin sobre Marta continua mínima, 29% a 27%. Em um hipotético segundo turno, o tucano vence a petista por 53% a 39%.

?Embora não tenha ainda decidido se serei candidato, recebo com alegria o resultado?, disse Alckmin. A ex-prefeita também disse ter gostado dos números. Ela agradeceu ?de coração? o que definiu como ?manifestação de encorajamento? de seus eleitores, num momento em que seu trabalho está voltado ?para o desenvolvimento do turismo?.

Newsletter RD

Para a analista de pesquisas Fátima Jordão, as três oscilações, de Alckmin para baixo e de Marta e Kassab para cima, ?são previsíveis neste estágio, não é ainda uma dinâmica eleitoral?. O importante, segundo ela, é que Kassab é o único que está de fato em campanha, já que a avaliação de sua gestão pelo eleitorado pode dar frutos práticos lá na frente. ?O resto é recall?, avisa.

O Datafolha mostrou, ainda, que em Belo Horizonte o senador tucano Eduardo Azeredo supera o ministro Patrus Ananias (PT), por 24% a 22%, e no Rio de Janeiro há um empate entre Marcelo Crivella (PRB), Wagner Montes (PDT) e Denise Frossard (PPS). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes