
Santo André lançou nesta quarta-feira (13/05) o Nepsa (Núcleo de Educação para a Paz), iniciativa da rede municipal de ensino voltada à promoção da cultura de paz, prevenção da violência e fortalecimento da convivência democrática nas escolas. O projeto prevê cursos, oficinas, palestras e ações direcionadas a profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar. A expectativa da Prefeitura é ampliar de 632 para 2 mil o número de atendimentos até 2026.
O núcleo terá como função elaborar, organizar e promover cursos, palestras, oficinas, seminários, congressos e outros eventos ligados aos temas da cooperação e da cultura de paz. “Educar também é ensinar a conviver, respeitar e dialogar. Esse núcleo representa um passo muito importante para fortalecermos ambientes escolares mais humanos, acolhedores e seguros em Santo André. Estamos investindo em uma educação que valoriza a empatia, a cooperação e a cultura da não violência, preparando nossas crianças, jovens e toda a comunidade escolar para construírem relações mais saudáveis dentro e fora das salas de aula”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Entre as diretrizes da iniciativa estão a construção de ambientes escolares mais humanizados, cooperativos e inclusivos, além da criação de estratégias voltadas à prevenção da violência nas escolas. O projeto também busca incentivar a cultura da não violência, do diálogo e da tolerância. As atividades abordarão temas como CNV (comunicação não violenta), mediação e transformação de conflitos, jogos cooperativos, danças circulares, mindfulness, meditação e combate ao bullying.
Em 2025, as ações preliminares da iniciativa somaram 632 atendimentos entre estudantes e profissionais da educação. Para 2026, a expectativa é alcançar 2 mil pessoas. O lançamento do núcleo ocorreu nesta quarta-feira nas dependências da Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará, que será a sede da iniciativa.
O evento reuniu coordenadoras de serviços educacionais, equipes gestoras das unidades escolares, representantes de setores da rede municipal e gestores da Secretaria de Educação, além de responsáveis por outros equipamentos educacionais do município.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
