ABC - sexta-feira , 12 de junho de 2026

Opinião: Construtores da própria história

Quem não conhece a obra do psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury? Caso você tenha respondido sim, sugiro que procure conhecer e assim poderá ter a ideia da profundidade da fundamentação proposta na Escola da Inteligência.

Nós, como pioneiros da Escola da Inteligência na região do ABC, garantimos que surge um novo tempo, uma nova visão na educação escolar em relação ao processo de aprendizagem das crianças e adolescentes.

A nossa escola, além de desenvolver um trabalho pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento, como português, matemática, ciências e história, inova com compromisso com a formação de cidadãos seguros, críticos, cooperativos, construtores de uma própria história.

No ensino fundamental II, o trabalho, que iniciou em 2011, já revela mudança nos alunos com maior reflexão quanto aos relacionamentos e atitudes do cotidiano. Nas aulas da Escola da Inteligência os alunos têm oportunidade de conhecer as trilhas da mente, localizando seus medos e dificuldades, protegendo-se emocionalmente das armadilhas que todos se deparam.

Desde pequenos, os alunos são estimulados a refletir e optar por colocar em prática as complexas funções da inteligência: pensar antes de agir, expor e não impor suas ideias, colocar-se no lugar do outro, saber lidar com as perdas e frustrações, proteger a emoção e filtrar estímulos estressantes, gerenciar pensamentos etc.

Num primeiro momento, pode parecer tudo abstrato e um tanto utópico, mas podemos garantir que não. Com poucas aulas ministradas, muitos alunos das turmas iniciais já conseguem perceber espontaneamente as suas características, expressando suas observações em relação aos personagens, os animais da Floresta Viva, cenário em que acontecem as ‘aventuras’.

As aulas da Escola da Inteligência são lúdicas. As famílias estão muito motivadas, pois já estão ouvindo de seus filhos novas reflexões sobre a vida, felicidade, pensamentos e atitudes saudáveis.

***Daisy Aparecida Pereira é coordenadora pedagógica do Singular Júnior

Compartilhar nas redes