O professor universitário e empresário no ramo de turismo, Paulo Tinoco, assumiu a Secretaria Geral da Aethal (Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação do Grande ABC). Em entrevista ao RDtv nesta terça-feira (14/02), o secretário reforçou a busca pelo diálogo com os mais diversos atores em busca de uma maior divulgação das atrações turísticas da região e do aumento da permanência do turista no ABC.
A Associação, que é braço social do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), quer juntar o Poder Público, a inciativa privada, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e as universidades da região para pensar em maneiras de trazer turistas para os sete municípios, principalmente aproveitando o crescimento do setor hoteleiro em cidades como Santo André e São Bernardo.
“Nós temos como ideia ser um órgão agregador, de trazer todos os agentes públicos do turismo para conversar. O Grande ABC tem um grande potencial para desenvolver o turismo. Nós temos notado um interesse na área nesses últimos anos e precisamos dialogar com os empresários, com o Poder Público, trazer a Academia para junto disso. Temos nisto uma grande possibilidade de desenvolvimento”, explicou.
Entre as intenções está a busca de estudos já realizados pelos municípios, como os planos municipais, e o entendimento dos principais locais, levando em conta tanto o turismo em trilhas como no caso de Paranapiacaba, como também o turismo industrial, uma das principais apostas de São Bernardo.
Para Tinoco, outro ponto é apostar em eventos que possam atrair turistas para que fiquem na região por mais tempo, assim fortalecendo as redes de restaurantes e bares nas principais vias da região. Outra preocupação é com a qualificação da mão de obra e formalização das empresas que querem investir no ABC.
O empresário vê que no curto prazo o principal ponto é apostar na atração de moradores da Capital, principalmente dos bairros próximos a divisa com a região, e mesmo do litoral, principalmente levando em conta a abertura de um outlet em São Bernardo.
“Nosso primeiro passo é trabalhar na região metropolitana, até porque o curso de você trabalhar nessa região é um pouco menor. Os custos maiores vão surgir através de novos parceiros”, disse Tinoco.
(Entrevista: Mariana Fanti)